“Gamificação, Movimento Maker e Educação: conexões possíveis?” é tema de Seminário na ESCOLAB Boca do Rio

05 de dez de 2017 - Publicidade

O evento é voltado para professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Rede Municipal de Ensino de Salvador

Gamificação, Movimento Maker e Educação: conexões possíveis? É com essa provocação que a Escolab Boca do Rio convida professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Rede Municipal de Salvador para o Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Escolab Boca do Rio. O evento é gratuito e ocorre no dia 11 de dezembro (segunda-feira), das 8h às 17h, no auditório da Escolab, as inscrições podem ser feitas através do link: https://goo.gl/forms/NAQwyKgEeRuWrHPt2.

Em sua primeira edição, o Seminário tem como objetivo provocar reflexões sobre os desafios contemporâneos da educação, com ênfase no uso das tecnologias digitais. Espera-se que o encontro possibilite a socialização das práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas na Escolab Boca do Rio, além de constituir uma rede entre educadores da Escola Laboratório e das escolas atendidas no seu entorno.

O Seminário contará como conferencistas: a professora Lynn Alves, doutora em Educação e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e Peterson Albuquerque Lobato, mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação e membro do MandacaruLab (UNEB), que farão conferências sobre games e educação e mundo maker, respectivamente. Além dos professores, gestores e coordenadores pedagógicos da Escolab.

Saiba mais – As tecnologias digitais, enquanto parte das práticas sociais da cultura contemporânea, demandam uma forma diferenciada de construção do conhecimento, acesso à informação e socialização de saberes. Nesse contexto cultural, a interatividade é uma das características dos processos comunicacionais que se desenvolvem na internet e impulsionam outros movimentos fora da rede. Entre esses movimentos impulsionados pela Cultura Digital, temos o Movimento Maker que tem como base o “faça você mesmo” (Do-It-Yourself) próprio do mundo analógico, mas que toma uma dimensão exponencial com a difusão das tecnologias digitais e a cultura do compartilhamento que caracteriza muitos movimentos na internet. E essa Cultura Maker vem influenciando os processos educacionais mediados pelas tecnologias digitais, possibilitando aprendizagens mais contextualizadas e vivenciais.

Ao mesmo tempo, na busca por metodologias mais interativas na prática pedagógica, a gamificação dos processos educacionais estimula a participação dos estudantes no desenvolvimento das atividades propostas, estimula a cooperação e atividades em grupo, a resolução de problemas, a experimentação de diferentes linguagens, a produção de conteúdos e o raciocínio lógico. O termo vem do inglês gamification e no contexto educacional significa a adoção da lógica e mecanismos dos jogos para proporcionar o aprendizado de determinado tema, conteúdo ou mesmo procedimento, o que inclui a adoção ou não de jogos na proposta gamificada.

A ESCOLAB – A Escolab Boca do Rio é uma escola laboratório da Rede Municipal da Educação de Salvador, com currículo próprio. Sua proposta pedagógica está centrada na aprendizagem pela vivência, na inovação pedagógica e no uso das tecnologias digitais na mediação do processo de aprendizagem. Com uma dinâmica de atendimento aos alunos das escolas do seu entorno, a Escola proporciona uma efetiva ampliação da jornada escolar para alunos do IMEJA (Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca), da Escola Municipal Luiza Mahin, da Escola Municipal Allan Kardec e da Escola Municipal Agnelo de Brito.

Além disso, a Escolab Boca do Rio se constitui num laboratório de experiências pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e parte da concepção de que a aprendizagem ocorre não apenas em sala de aula, mas em qualquer espaço social.

MANHÃ

8:00h – Credenciamento

8:30h – Mesa de abertura

9:00h – Conferência