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Gestores da GRE Cajazeiras participam de curso com foco em políticas de gestão educacional na UCSal

30 de jul de 2018 - Jornalismo

Solenidade de abertura do curso na UCSal

Com o objetivo de promover o fortalecimento da capacitação de equipes dirigentes e técnicos municipais da Rede Municipal de Salvador, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Universidade Católica do Salvador firmaram parceria para realizar um curso modular com foco em políticas de gestão educacional. A iniciativa partiu da Gerência Regional de Educação (GRE) de Cajazeiras, a partir de um plano de ação construído no ano passado com base nos dados produzidos pelo trabalho da Smed com a consultoria Falconi.

“Após a análise dos resultados da nossa GRE naquele trabalho, nós fizemos um plano de ação, que, entre outros pontos, tratava da formação continuada para gestores. Buscamos essa parceria com a UCSal, através da então coordenadora pedagógica Olgalice Suzart”, explica a gerente regional Adenildes Teles. Ela ressalta o apoio recebido pela universidade, através do reitor Pe. Mauricio Ferreira, que participou da solenidade de abertura do curso, e da professora Kátia Oliver Sá, docente do Programa da Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade. “Além do curso, a UCSal dispôs todas as ferramentas e instrumentos, com acesso a laboratório, biblioteca, sala de estudos. Abriu suas portas para nossos gestores retornarem ao espaço acadêmico e repensarem a sua prática”.

A formação teve início no dia 20 de julho e vai até novembro, com aulas quinzenais. Cinco técnicos da Smed e 45 gestores escolares que atuam na GRE Cajazeiras estão fazendo o curso. De acordo com Adenildes, o objetivo é aprimorar o funcionamento da unidade escolar, em todas as dimensões: econômica, financeira, pedagógica e social. “Essa é a proposta: O gestor vai qualificar e aperfeiçoar suas habilidades e competências para ter uma escola mais próxima da comunidade, com melhores resultados pedagógicos, com seu Ideb aumentado, com diminuição de conflitos”, explica. “No final dessa formação, o gestor vai sair com um plano de ação para a sua unidade escolar”, frisa.

O curso aborda quatro eixos: Fundamentação e princípios da educação, aspectos teóricos e filosóficos, legais e práticos demandados pela gestão escolar e pela dimensão pedagógica do Projeto Político Pedagógico; Liderança e gestão de pessoas que trabalham em escolas: Aspectos administrativos, financeiros e relacional; Organização, planejamento e avaliação do trabalho de gestão escolar; Monitoramento de processos e avaliação de aprendizagem na escola.