Grafiteiros internacionais participam de encontro em Salvador

Cerca de 80 grafiteiros profissionais estão reunidos em Salvador no 1º Encontro Internacional de Grafite, promovido pelo Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). Desde o dia 13 de setembro (sábado), artistas do Chile, Colômbia, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Portugal, França, Estados Unidos e Canadá, e também de outros estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sergipe trocam experiências e dão vida aos muros da capital baiana.
Durante o encontro, os grafiteiros promoveram aulas ao ar livre para a população carente, mostrando técnicas utilizadas e destacando a importância de preservação do patrimônio público. Também visitaram os bairros de Massaranduba e Uruguai, onde buscaram interagir com a comunidade.
Na manhã do dia 18 (quinta-feira), os grafiteiros deram início à pintura oficial do evento, no muro localizado na descida do Canela (Campo Grande). As obras devem ser finalizadas na sexta-feira (19).
De acordo com a assessora técnica do Salvador Grafita, Amine Costa Reis, Salvador é pioneira em ações voltadas para os profissionais da área. “Em nenhum lugar do mundo os grafiteiros são valorizados como aqui. Eles recebem da Prefeitura salário, alimentação e transporte. Também, somente em Salvador esta arte está sendo ensinada em sala de aula. Por isso os grafiteiros de fora ficaram tão interessados em conhecer o que se faz aqui”, declara.
O evento será encerrado na noite de sexta-feira (19), na Praça da Cruz Caída, com festa Hip Hop e Dancehall, com DJ CEET Fouad.
0