GRE Cabula realiza aulão para Prova Brasil nas escolas da regional

11 de set de 2019 - Jornalismo

Com foco na Prova Brasil, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a Gerência Regional de Educação (GRE) Cabula começou na segunda-feira (9) o projeto “Dia D- Simuladão Prova Brasil”. Trata-se de um aulão coletivo para incentivar e dar apoio aos alunos com revisão de questões relacionadas aos assuntos da avaliação. Nesse primeiro dia, onze escolas da regional realizaram simultaneamente o aulão e o simulado.

Na Prova Brasil, alunos do 5° e do 9º anos do Ensino Fundamental responderão a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. A prova Brasil faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com a coordenadora pedagógiga regional, Neide Cerqueira, o objetivo principal da ação coletiva é mobilizar as escolas para realizarem um trabalho diversificado com os alunos do 5º e do 9º ano. “Trabalhamos os descritores com procedimentos, preenchimento de simulados, revelando a importância da prova, da presença de todos e tudo que envolve o dia da avaliação para Prova Brasil”.

O evento começou com um momento de sensibilização dos estudantes com dinâmica da professora de educação física da escola. Ela realizou um relaxamento para que os alunos ficassem mais tranquilos e sem tensão na hora da prova. Em seguida, foi feita a abertura oficial do aulão.

O gerente regional Roberval Dórea (Guru), que esteve presente ao evento, salientou que o simulado reforça o trabalho já realizado pelas escolas numa proposta lúdica e diferenciada. “Todas as escolas da GRE Cabula receberam orientações, arquivos e links com material voltado ao Simuladão. E contaram com a parceria de professores de língua portuguesa, matemática, artes e educação física com momentos de estudo, relaxamento e concentração”.

Durante a dinâmica em sala, além da aplicação dos assuntos, os alunos tiveram momento de brincadeiras visando aprimorar o aprendizado. “Foi um dia de muita alegria e aprendizado para professores e alunos”, disse Guru. Outras escolas da GRE estarão realizando o simulado durante toda semana.