pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Heróis da Bahia nas escolas municipais

04 de jul de 2005 - dev

Dois de Julho, data em que se comemora a independência da Bahia, traz, a cada ano, para as ruas de Salvador, centenas de heróis anônimos, pessoas simples que, durante o desfile procuram representar os personagens que fizeram parte da nossa história.

O desfile refaz o percurso realizado, em 1823, pelas tropas comandadas pelo general Labatut, que expulsaram os portugueses, há 182 anos, de forma vitoriosa, do estado. Para muitos baianos, a data representa a verdadeira independência do Brasil.

No ano seguinte, em 1824, a população, que não se sentia contemplada com a independência do estado, foi para as ruas da cidade protestar, informando que nada tinha mudado para eles. O protesto era formado por negros, mestiços, soldados e empregados de baixo escalão social. Depois disso, a festa não mais perdeu o seu caráter político. Se tornou palco de protestos e o desfile é, atualmente, para muitos o momento de ver e ser visto e falar abertamente das suas expectativas em relação aos governantes.

A data mais importante do calendário cívico baiano, ainda, é pouco discutida nas escolas do estado. São poucas as pessoas que entendem a importância da data e o que ela representa. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura pretende implantar, nas escolas municipais, diretrizes que facilitem o ensino da história da Bahia e a produção de material didático que sirvam de alicerce para o trabalho dos professores em sala de aula.

A Secretária Maria Olívia Santana afirmou que a data representa uma grande conquista do povo baiano e, por isso, deve ser lembrada todos os anos como símbolo de força e resistência. “Dentro da nova perspectiva da atual administração da SMEC, pretendemos resgatar a nossa história. Vamos produzir material didático que possibilite o ensino da história da Bahia aos nossos alunos. É importante que essas crianças e adultos, que fazem parte da rede municipal de ensino, descubram que os baianos foram os grandes protagonistas da independência do Brasil”, declarou.