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IAPI recebe duas escolas totalmente reformadas

04 de set de 2015 - Jornalismo

Duas unidades municipais de ensino foram entregues completamente requalificadas pela Prefeitura nesta sexta-feira (4), no bairro do IAPI: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José da Silva Tavares e a Escola Municipal Cardeal da Silva, ambas localizadas na Rua Conde de Porto Alegre. Na cerimônia, o prefeito ACM Neto, o secretário municipal da Educação (Smed), Guilherme Bellintani, e a presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Cybele Oliveira, assinaram o contrato para elaboração do projeto pedagógico da rede municipal de ensino, que será construído com a participação de todos os professores e é um dos itens do Programa Combinado, desenvolvido pela Smed.

Nas duas unidades, a reforma contemplou serviços de substituição de piso e cobertura, recomposição da fachada, pintura, além de revisão completa nas redes elétrica e hidráulica. As diretoras das duas escolas, Adair Abreu e Mônica Simplício, agradeceram à Prefeitura pelo investimento e reafirmaram o compromisso com a qualidade de ensino oferecida na comunidade, além de pedir a colaboração de todos na conservação dos imóveis.

O prefeito ACM Neto lembrou que a última reforma na Escola Pirajá da Silva foi realizada em 1993 e salientou o compromisso da Prefeitura em realizar uma melhoria efetiva na qualidade da Educação. “Queremos dar condições mais dignas para alunos e professores de toda a rede. Além da recuperação da infraestrutura das escolas, existia o sonho de desenvolver um sistema de ensino estruturado e próprio do Município com a participação ativa dos professores. A chance de êxito total desse plano é grande devido ao engajamento da rede. Vamos elevar o patamar da educação em Salvador para o topo”, complementou.

Projeto pedagógico – De acordo com o secretário Guilherme Bellintani, o novo projeto pedagógico da rede municipal de ensino vai possibilitar a revisão das diretrizes curriculares de História, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I. A ação, que está sendo realizada com a participação dos professores municipais, vai contemplar também a produção própria de livros e cadernos que serão adotados por alunos e professores já a partir de fevereiro de 2016, e que terão presentes no conteúdo as identidades culturais de Salvador. “Esse é o início de um projeto ousado e que possui como intuito ter a cara da cidade, com processo construído pelos próprios professores. É uma combinação de boa estrutura física e conteúdo pedagógico transformador”, salientou.

A presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Cybele Oliveira, acrescentou que participam diretamente do processo cerca de 2 mil professores, e os demais 5 mil docentes podem acompanhar e contribuir com o processo através de uma plataforma virtual. Já foram iniciadas jornadas com os professores para discussão e construção do processo e formados grupos de trabalho nas escolas, nas coordenadorias regionais e na parte administrativa. Os próximos passos são a elaboração das diretrizes, desenho dos conteúdos e construção dos cadernos. “Além disso, vamos trabalhar também com a formação continuada dos profissionais de educação”, apontou.

Foto: Betto Jr. / Agência Haack