O Seminário Educação Integral acontece no dia 05 (terça-feira), das 8h30 às 18h, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e no auditório do Colégio Central, localizados na Av. Joana Angélica, s/n, Centro.
O evento será realizado pela CIPÓ Comunicação Interativa, pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador, pelo Instituto Inspirare, pela Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia. O objetivo do evento é discutir os desafios para a implementação de uma Política de Educação Integral no Estado da Bahia. Educadores, pesquisadores e gestores públicos participam do evento.
Entre os palestrantes, estão o Secretário Estadual da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, e a Subsecretária da Educação de Salvador, Teca Pontual.
O II Seminário Bairro-Escola Rio Vermelho: Construindo o Plano Educativo Local acontece no dia 06 de novembro, das 8h30 às 18h, no Ciranda – Café, Cultura & Artes, localizado na Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho.
Representantes de escolas, organizações sociais, empresas, do Poder Público e da comunidade do bairro estarão reunidos para avaliar os avanços e desafios para a implementação do Bairro-Escola Rio Vermelho em 2013. Também será discutida a construção do Plano Educativo Local para o período 2014-2016.
As inscrições para os dois seminários são gratuitas.
Programação
Palestras e atividades práticas fazem parte da programação do Seminário Educação Integral. Durante a manhã, debates sobre experiências bem-sucedidas, articulação de redes e os desafios e possibilidades para escolas interessadas em implementar a Educação Integral serão realizados. À tarde, o público poderá experimentar os equipamentos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e participar de oficinas pedagógicas.
O II Seminário Bairro-Escola Rio Vermelho busca fazer um balanço da iniciativa em 2013 e debater com seus integrantes as estratégias para o ano de 2014.
Educação Integral no Estado e no Município
Atualmente, escolas estaduais e municipais mantêm programas de Educação Integral.
Sete escolas públicas do Rio Vermelho integram o Bairro-Escola Rio Vermelho. As atividades incluem o Programa de Formação em Educação Integral, que tem participação de professores e gestores, ações educativas realizadas em espaços públicos e o desenvolvimento de núcleos de comunicação nas próprias escolas.
O programa Mais Educação, do Governo Federal, está presente em 183 escolas municipais de Salvador. Dez dessas escolas são de tempo integral.
O Programa de Formação de Profissionais de Educação: Articulação Escola-Comunidade é uma iniciativa da SEC e do Instituto Inspirare, realizada sob gestão técnico pedagógica da CIPÓ – Comunicação Interativa e em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). O Programa promove formação profissional em serviço para gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas do Projeto Estadual de Educação Integral, bem como para os membros da Cedi e do PAIP.
A Coordenação Estadual de Educação Integra (Cedi) é responsável pelo Projeto Estadual de Educação Integral, desenvolvido em 44 escolas do interior do estado e em 42 escolas de Salvador.
O Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (PAIP) é responsável pelo monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica nas escolas. O projeto atua em conjunto com a CEDI no acompanhamento às escolas de Educação Integral.
Também fazem parte das ações de Educação Integral o Programa Mais Educação (PME), o Programa Escola Aberta (PEA) e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).
Educação Integral
A educação é por definição integral à medida que deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento humano e se dá como processo ao longo de toda a vida. Assim, Educação Integral não é uma modalidade de educação, mas sua própria definição.
O objetivo da Educação Integral é promover o desenvolvimento do indivíduo em suas múltiplas dimensões (intelectual, emocional, social, física e simbólica). Sua implementação requer o envolvimento e a articulação de diversos agentes, tempos e espaços.
Fundamentalmente, a educação integral reconhece oportunidades educativas que vão além dos conteúdos compartimentados do currículo tradicional. Assim, mais do que um conjunto de espaços, a cidade é compreendida como território educativo e o binômio escola-comunidade é sua síntese.
Bairro-Escola Rio Vermelho
O Bairro-Escola Rio Vermelho é uma iniciativa de articulação comunitária que busca melhorar a qualidade da educação oferecida para crianças, adolescentes e jovens por meio de ações que aproximem escolas e comunidade. Sua atuação é pela implementação da Educação Integral na rede pública de ensino.
Serviço
Seminário Educação Integral
Dia 05 de novembro, das 8h30 às 18h
Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e no auditório do Colégio Central (Av. Joana Angélica, s/n, Centro).
II Seminário Bairro-Escola Rio Vermelho
Dia 06 de novembro, das 8h30 às 18h
Ciranda – Café, Cultura & Artes (Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho).
Mais informações: participe@bairroescolarv.org.br