Jornada do Meio Ambiente mobiliza alunos da rede municipal

31 de maio de 2011 - dev

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) em parceria com o Pangea, iniciou nesta terça-feira (31) a Jornada do Meio Ambiente, no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado dentro do Parque de Pituaçu.

O objetivo do evento é levar os alunos para escutar um pouco sobre a destruição do meio ambiente e conscientizá-los sobre a importância de se preservar a natureza. O evento irá contemplar 450 alunos com alunos do 3º e 5º de 14 escolas da rede municipal de ensino e vai até 10 de junho. A primeira escola a participar do evento foi a Escola Municipal Piratini com cerca de 15 alunos do 5º ano.

Os alunos assistiram palestra ministrada por Breno Pessoa, do Programa de Turismo Sustentável, e Otávio Graná, educador do Centro Educacional Ambiental, que falaram sobre a Mata Atlântica e as suas características. Depois da palestra, os alunos fizeram uma trilha ecológica pela Mata Atlântica e todos estavam super ansiosos para entrar em contato com a natureza.

Segundo a professora Luciana Pereira, esse contato com a natureza vai ser muito bom para que os alunos se conscientizem sobre a preservação do meio ambiente. “As crianças são multiplicadores e vão convencer os adultos da importância da biodiversidade”, afirmou.

O Dia do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado no dia 5 de julho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.