pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Jornada Pedagógica abre ano letivo da rede municipal de Salvador

04 de fev de 2013 - dev

O ano letivo da rede municipal de ensino foi iniciado em clima de otimismo e mobilização, na manhã desta segunda-feira (04), com a abertura da Jornada Pedagógica 2013. O evento, aberto pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, tem como objetivo preparar e motivar a rede para receber os alunos no retorno às aulas, no dia 18 de fevereiro.

Com o tema “Avaliação: uma construção em busca da aprendizagem”, a jornada vai mobilizar os cerca de 6 mil docentes da rede municipal de ensino até a próxima quarta-feira (6). Além da abertura do evento, que teve a palestra “Contribuição das Avaliações Externas para o Aprendizado dos Alunos de Educação Básica”, ministrada pelo educador José Francisco Soares, as atividades acontecem também em todas as 426 escolas da rede municipal.

“Tenho certeza que a Educação tem o papel de protagonista nesta transformação que começamos implantar em Salvador”, disse o prefeito ACM Neto em seu discurso. “Juntos, construímos o alicerce de um novo processo educacional em nossa cidade. Agora, com o reforço do prefeito, chegou a hora de levantar o nosso edifício. Em 2013, o ensino público de Salvador começa a tornar realidade o salto qualitativo que o colocará entre os melhores do Brasil”, destacou o secretário Bacelar.

Ainda em seu discurso, ACM Neto ratificou seu compromisso com a Educação. “Quando fui obrigado a realizar o contingenciamento orçamentário, deixei claro que não aceitaria que fosse tirado um centavo da Educação. Tenham certeza que os 25% que, no mínimo, serão destinados para a área serão gastos de fato com a Educação. A transformação da sociedade, o futuro, passa pela Educação, não há outro caminho. Por isso, saibam que vocês têm em mim um aliado”, disse o prefeito.

Sistema estruturado de alfabetização – Além das atividades em todas as escolas, 12 unidades serão transformadas em escolas polos para realização da formação do Sistema Estruturado do Instituto Alfa e Beto, que será implantado na rede municipal em 2013. O objetivo da implantação é estabelecer uma política municipal para alfabetização e elevação do nível de desempenho acadêmico dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, que defina como meta prioritária a alfabetização de todos os alunos da rede até o final do 1º ano de escolarização, e a consolidação das competências necessárias para a proficiência em leitura e escrita, bem como dos conhecimentos matemáticos e científicos específicos para esta etapa de escolarização.

O sistema estruturado é composto por uma proposta metodológica unificada de trabalho para séries iniciais do Ensino Fundamental; capacitação de professores (1º ao 5º anos); monitoramento das ações nas várias instâncias (secretaria, Coordenações Regionais de ensino e unidades escolares) e fornecimento de material de apoio didático pedagógico para alunos e professores nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.