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Lei 10.639 é tema de encontro na Municipal Malê Debalê

29 de nov de 2013 - dev

A Escola Municipal Malê Debalê, em Itapuã, realizou na manhã desta sexta-feira (29) o encerramento da 3ª edição do projeto Caminhos da Escola: Saberes de tradição oral e as relações étnico-raciais no currículo da unidade escolar.

O evento teve como objetivo capacitar os professores a trabalhar a lei 10.639/03, que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, em sala de aula, já que quando saem da faculdade eles não tem uma prática com a didática desse assunto no ambiente escolar.

“Esse encontro é muito importante, pois reunimos militantes do movimento negro para discutir a implementação da lei 10.639 e sobre as questões raciais e de intolerância religiosa, que infelizmente estão vivos em nossa sociedade”, afirmou a gestora Rosyvone Pereira.

Sobre o ensino da história e da cultura-afro brasileira e africana nas escolas, a educadora Makota Valdina afirma que não adianta fazer o melhor projeto na escola, se não existir um projeto que acabe com o racismo. “O projeto para que realmente a lei exista na escola, é cada educador fazer em sala de aula um projeto que desconstrua o racismo que tem dentro de cada um”, explica a escritora que recentemente lançou o livro “Meu Caminhar, Meu Viver”.

A mesa foi composta pelo presidente e pelo diretor do bloco Malê Debalê, Jocélio Araújo e Carlos Eduardo Santana, respectivamente, Makota Valdina, Adriana Reis, respresentando a vice-prefeita Célia Sacramento e Jacilene Santos, gestora da Escola Municipal Parque São Cristóvão.

O evento foi abrilhantando pelas apresentações de dança afro das Escolas Municipais Malê Debalê com o corpo de dança Afro Griot e Baquaras e da Irene da Silva Costa comMostra artística – Akotirene. Os alunos da Escola Estadual Rotary participaram do encontro.