Lelis Piedade: Alunos participam de oficina preparatória para o Prêmio Jorge Amado

11 de ago de 2017 - Publicidade

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lelis Piedade, em Cosme de Farias, participaram na tarde desta quinta-feira (10) da oficina de Vídeo e História em Quadrinhos. A atividade foi conduzida por profissionais voluntários da área de comunicação e designer, com o objetivo de levar aos estudantes esclarecimentos técnicos sobre construção de filmagens, cenografia, produção de roteiro e elementos estruturais inseridos em HQs.

Na oportunidade, as crianças também tiveram a chance de tirar dúvidas sobre o Prêmio Jorge Amado de Literatura, programado para o dia 23 de novembro. As oficinas preparatórias, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e pelo Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB), ocorrem conforme a solicitação da escola que vai participar da competição regional.

O Prêmio Jorge Amado de Literatura é apenas para estudantes do 5º ao 9º ano Fundamental e do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas municipais, visando incentivar a produção literária e a criatividade do participante como forma de complementar o aprendizado dado em sala de aula. Os inscritos terão de fazer um material para concorrer em uma das cinco categorias do concurso: poesia, conto, romance, história em quadrinhos e videoclipe.

Os três melhores trabalhos receberão prêmios de R$ 4 mil (1º colocado), R$ 3 mil (2º colocado) e R$ 2 mil (3º colocado), além de receber livros. Além disso, as obras vencedoras serão publicadas no site da Smed. Já o professor que orientou os alunos nas atividades será agraciado com um tablet. “O Prêmio possui uma importância mais significativa do que o valor financeiro, pois cada vez que o aluno participa adquire conhecimento e se sente motivado para ler e escrever”, salienta a presidente do PMLLB, Lourdes de Fátima Santos.

Com dois DVDs em mãos, a jovem Taila Caroline Gonçalves, 12 anos, estudante do 5º, fez questão de levar para a oficina o seu trabalho. “Produzi dois vídeos: um é uma paródia da música 50 Reais, de Naiara Azevedo, dando o nome de ‘Acredite, Você é Capaz’; e o outro é uma interpretação da música Trem Bala, de Ana Vilela”, conta a estudante. As duas gravações contaram com a participação dos coleguinhas de sala.

Inscrição – As inscrições para o Prêmio Jorge Amado de Literatura seguem até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no horário de 9h às 17h, na Gerência Regional de Educação da unidade escolar onde o aluno está matriculado. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) até 30 de outubro. A primeira edição do prêmio ocorreu em 2014 e contou com 791 inscritos. A expectativa para 2017 é de aproximadamente 2 mil trabalhos cadastrados.

Fonte: Secom
Fotos: Jefferson Peixoto