Mais de 18 mil alunos da rede municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

05 de jun de 2017 - Jornalismo

A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) começa nesta terça-feira (6), durante o horário das aulas, com a aplicação, em todo o País, das provas da 1ª Fase da competição. Na rede municipal de Salvador, 18.808 alunos de 50 escolas participam das provas nacionais desta terça.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, a Obmep busca estimular o estudo da matemática no Brasil, incentiva o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e promove a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Por conta disso, as expectativas são altas para o desempenho dos estudantes soteropolitanos, visto que os baianinhos obtiveram performance destacada na última edição (2016), quando despontaram entre os dez melhores resultados da competição.

As provas da 1ª fase terão duração de duas horas e 30 minutos e serão aplicadas nas próprias escolas onde os alunos inscritos estão matriculados. Estão aptos a participar desta etapa da Obmep alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. Para 2017, a olimpíada terá 18,2 milhões de estudantes de 51.373 instituições de ensino de todo o Brasil.

“A OBMEP é uma importante iniciativa porque além de incentivar o estudo da matemática, também revela os alunos talentosos na área lógico-matemática”, afirma a secretária Municipal de Educação, Paloma Modesto. “Mobilizamos todas as escolas da rede municipal para que os professores estimulem a participação dos alunos como uma das estratégias de ensino-aprendizagem e melhoria do ensino em Nossa Rede.”

Cronograma e premiação – Seguindo o cronograma de premiações dos anos anteriores, os melhores colocados na Obmep receberão, no total, 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas. A grande novidade da 13ª edição serão as premiações para estudantes de escolas particulares, que concorrerão a 25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas.

Após a prova desta terça-feira, as escolas terão até o dia 19 de junho para o envio dos cartões-resposta dos alunos. O resultado desta etapa será anunciado apenas no dia 11 de agosto, onde ocorrerá ainda a revelação dos locais onde serão aplicadas as provas da segunda fase do torneio de conhecimento.

Passada esta etapa, os colégios têm o período entre os dias 14 e 22 de setembro para indicação dos professores que irão acompanhar os estudantes classificados. As provas da segunda fase estão marcadas para às 14h do dia 16 de setembro. O resultado final da Olimpíada ocorre no dia 22 de novembro.