Menos da metade das escolas estão sem aula

06 de jun de 2006 - dev

De acordo com informações das Coordenadorias Regionais Escolar (CREs) menos de 50% das escolas da rede municipal estão paralisadas. Desta forma, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura conclama os educadores para a necessidade de normalização imediata das atividades educacionais, assegurando o direito dos estudantes e o cumprimento dos 200 dias letivo, garantidos por lei.

Em reunião realizada ontem (05), com a comissão da APLB/Sindicato, a SMEC ofereceu um reajuste salarial de 8%, sendo que 5% seriam pagos a partir de maio e 3% reajustados a partir do mês de dezembro, de forma retroativa ao mês de maio.

Há cerca de um mês foram iniciadas as negociações entre SMEC, SEAD e APLB/Sindicato acerca dos 39 itens da pauta. A Prefeitura já pactuou o atendimento, inclusive, desses 23 itens. As negociações ainda estavam em andamento quando foi decretada a paralisação.

Valorização da categoria

A Prefeitura também investe de forma constante na valorização dos professores. No ano passado, docentes das disciplinas Artes, Português e Matemática foram contemplados com cursos, seminários e encontros de capacitação. Os professores também foram qualificados no ano passado através do seminário de educação inclusiva, voltada à portadores de necessidades especiais. E os docentes também estão sendo capacitados ao exercício do ensino diferenciado através de um currículo especializado. No ano passo, todo o corpo docente, composto por cerca de 4.000 trabalhadores, recebeu as diretrizes e os textos para o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira e Africana. Em março deste ano foram lançadas as diretrizes curriculares que capacitam os docentes para o ensino da educação ambiental

A SMEC também investe na graduação e pós-graduação dos docentes. Os professores graduados, por exemplo, podem optar pelo custeio de 85% de seus cursos de especialização. Outra ação voltada para a capacitação dos docentes é a recém-inaugurada Universidade Corporativa (Uniced) da SMEC, que oferece cursos à distância. A UNICED já conta com 1.000 inscritos

Com relação às condições de trabalho da categoria, desde janeiro de 2005 já foram inauguradas, reinauguradas e totalmente reformadas 16 instituições de ensino. Todas estas unidades contam atualmente com padrões arquitetônicos e instalações adequadas ao exercício do ensino/aprendizado. No início da atual gestão, apenas 52 unidades contavam com laboratórios de informática. Atualmente, 127 escolas possuem laboratórios de informática. E desde o início de 2006 todas as 365 escolas da rede pública municipal já contam com terminais de computadores via banda larga para a realização de funções administrativas.