Merendeira da Escola Municipal de Ilha de Maré representa o Nordeste em reality show

04 de jul de 2018 - Jornalismo

Super Merendeiras_Ilha de Maré

A merendeira da Escola Municipal de Ilha de Maré, Dejanira de Souza, e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Emília Coelho, embarcam no início da tarde desta quarta-feira (04) para o Rio de Janeiro, onde serão as únicas a representar o Nordeste brasileiro no programa Super Merendeiras. O reality show vai ao ar na TV Escola e terá 13 episódios de 26 minutos cada. Participam da competição dez merendeiras de todas as regiões do país, selecionadas entre as 5 mil inscritas nas duas edições do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

As dez merendeiras vão concorrer entre si utilizando diferentes tipos de receitas feitas na rede municipal de ensino das respectivas regiões. As gravações serão realizadas de 4 a 17 de julho e o objetivo do programa é promover a alimentação saudável com entretenimento e valorização de quem é diretamente responsável por preparar as refeições de 45 milhões de estudantes em todo o país. Duas delas vão para a grande final e uma será a grande vencedora.

As receitas serão avaliadas por três jurados especialistas em alimentação e educação. A merendeira Dejanira dos Santos, que venceu o Concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” no Nordeste, irá apresentar a receita do abará feito com aipim com carne moída, que já foi servida no início de 2017 ao presidente Michel Temer e ao ministro da Educação, Mendonça Filho, na cerimônia de anúncio de recursos para a merenda escolar de todo o País, no Palácio do Planalto.

“Nunca imaginei que essa versão do abará nutritivo fosse ser tão apreciada e fazer esse sucesso. Gosto de inventar, misturar temperos e fazer novas experiências na cozinha. Estou feliz por estar hoje sendo referência, e poder levar o nome da nossa Ilha, de nossa cidade para fora e ver essas crianças saboreando com muito gosto essa receita é maravilhoso. Eu fico feliz em estar representando todas as merendeiras da nossa cidade e também da região Nordeste”, afirmou Dejanira, conhecida na Ilha como Pióca e que está há 17 anos na Escola Municipal Ilha de Maré.

De acordo com a nutricionista Emília Coelho, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), o cardápio feito na escola é diferenciado, pois consegue manter a parte cultural, a tradição do local e conseguir introduzir o novo de maneira a agradar as crianças. “O acarajé e o abará é muito tradicional e todo mundo sabe o que tem dentro dessas iguarias, então começamos a pensar como colocar isso dentro da merenda escolar. A Dejanira veio com essa preparação diferente transformando uma receita tradicional e cultural dentro da alimentação escolar de forma saborosa e agradável”.

A nutricionista pontua ainda que a receita tem alto teor nutritivo. “O aipim é uma massa magra com bastante carboidrato e fibras que ajudam na energia das crianças. A carne é a proteína que eles precisam para ter mais nutrição e crescimento, além disso, o azeite de dendê tem vitaminas A e K, importantes para fortalecer o sistema imunológico e agir no processo de coagulação sanguínea”, finaliza.