Merendeiras da GRE Centro participam de capacitação sobre manipulação de alimentos

20 de jun de 2018 - Jornalismo

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), através da Coordenação da Alimentação Escolar, realizou na manhã da terça-feira (19), no auditório da Escola Municipal Hildete Lomanto, localizada no bairro do Garcia, a capacitação das merendeiras que atuam nas escolas municipais ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) do Centro sobre Boas Práticas na Alimentação Escolar – treinamento que é realizado todos os anos. Em 2018, já ocorreram a capacitação das merendeiras das unidades escolares das GREs Pirajá, Subúrbio e São Caetano. O treinamento contou com a parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Unifacs e do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN5). Durante o evento, a merendeiras receberam um guia mundial da Confederação Brasileira de Nutrição com os dez passos para uma alimentação saudável.

A nutricionista da GR Centro, Ayala Portela, palestrante do curso, destacou a importância da qualificação permanente. “Além de darmos essa capacitação e orientação, que é de essencial importância para o conhecimento de nossas merendeiras, nós nos preocupamos também com a saúde física e mental delas, pois se elas estiverem bem, vão estar bem para fazer as suas atividades que implica no manuseio da merenda escolar a ser servida para esses estudantes”, pontuou, destacando a atuação das entidades parceiras desse trabalho.

Presente no evento, o gerente regional do Centro, José Mário Benevides Jr, elogiou a iniciativa. “É uma ação de extrema importância programada e planejada pelas GRs, juntamente com a Diretoria de Suporte à Rede Escolar, a Disp,  que aperfeiçoa cada vez mais as práticas nutricionais aplicadas no dia a dia de nossos alunos”, disse.

Antes da palestra, as merendeiras tiveram uma aula de alongamento e de zumba com o professor e nutricionista Sulivan Costa, que fez um trabalho laboral incentivando a prática de exercícios antes de qualquer atividade para o bom desenvolvimento do trabalho no dia a dia das colaboradoras.

Além do desenvolvimento de técnicas inerentes às práticas de manipulação dos alimentos, as merendeiras também aprenderam noções básicas de higiene pessoal e de utensílios usados na preparação das merendas escolares; higiene e armazenamento dos alimentos; conservação dos equipamentos; preparo adequado dos alimentos; doenças transmitidas por alimentos; orientação sobre POP (Procedimentos Operacionais Padronizados) e de relações interpessoais no ambiente de trabalho.

A merendeira da escola Hildete Lomanto, Ana Rita dos Santos, que trabalha há três anos com o preparo das refeições, conta que a reciclagem traz experiências e técnicas novas. “Com esta capacitação eu pretendo absorver ao máximo e dar o meu melhor na cozinha. Temos que fazer essa merenda com amor, com carinho e qualidade para que eles possam ter uma boa alimentação e terem bons resultados na escola”, argumentou.

O evento contou também com as presenças da diretora da escola Hildete Lomanto, Tatiana Argolo Braga, das vices-diretoras da manhã e tarde, Ida Ramos e Letícia Ameno, respectivamente, e com o apoio das nutricionistas da GR de São Caetano, Ana Lúcia Nascimento, e Higina Batista, da GR Cajazeiras. No final do treinamento, as participantes receberam um certificado do curso de Capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que teve uma carga horária de 4h.