Novo CMEI Mário Altenfelder proporciona mais conforto a alunos no Lobato

13 de fev de 2020 - Publicidade

A situação precária da estrutura em pré-moldado, bastante desgastada pela ação do tempo e que levou a funcionar apenas quatro salas de aula, já faz parte do passado do Centro Municipal de Educação Infantil Mário Altenfelder, no Lobato. A unidade de ensino foi completamente reconstruída pela Prefeitura e entregue em cerimônia realizada nesta quinta-feira (13), com a participação de toda a comunidade. Participaram do evento o prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis, o secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, demais autoridades, comunidade local e escolar.

A ação faz parte do compromisso da Prefeitura de entregar, nas próximas 16 semanas, uma escola nova ou reconstruída por semana. Para o novo Mário Altenfelder se tornar realidade, foram investidos R$ 12,4 milhões para 4,4 mil m² de área construída. “Quem vem aqui no Lobato fica impressionado com a magnitude dessa construção, e o melhor, estamos conseguindo fazer educação de qualidade e de verdade para as crianças. Esse é o melhor caminho para construir o futuro de Salvador, além de deixar um legado para a cidade”, ressaltou ACM Neto.

Bruno Barral salientou que este CMEI é uma unidade de ensino que não deixa nada a desejar a qualquer escola particular da capital. “Isso facilita a principal razão da Secretaria Municipal da Educação, que é melhorar a aprendizagem das crianças. Quando elas encontram uma estrutura como essa, com ar condicionado em todas as salas, se sentem motivadas e conseguem desenvolver toda a plenitude cognitiva”, afirmou o secretário.

Barral ainda enfatizou que os estudantes que moram no bairro não vão mais precisar sair da comunidade para continuar os estudos.  “Temos a oportunidade de proporcionar à comunidade do Lobato e aos meninos que aqui nascem, de serem contemplados com vagas desde a creche (2 e 3 anos) em tempo integral, (4 e 5) parcial, primeiro, segundo e terceiro anos aqui nesse primeiro ciclo de alfabetização e na sequência a gente parte para a Escola Municipal Professora  Eufrosina Miranda,  que fica aqui ao lado para complementar o ciclo, até o final do Fundamental 2, ou seja, vocês podem cantar aos quatro cantos que o menino que nasce no Lobato, pertence ao Lobato e vai continuar estudando no Lobato até o final do Fundamental 2,  graças a gestão do Prefeito ACM Neto” .

Quem demonstrou felicidade com a nova estrutura foi a dona de casa Adriele Silva, de 25 anos. Mãe de Mariana, de 8 anos e que vai cursar o terceiro ano do Ensino Fundamental I na escola, ela disse que foi conferir na véspera como ficou o imóvel após a reconstrução. “Fiquei impressionada com a estrutura, não faz calor como a outra. Minha filha mesmo ficou encantada quando viu. Tá muito lindo” exclamou feliz.

Estrutura – Com 24 salas de aula, todas elas com ar condicionado, a unidade de ensino passa a ter capacidade para atender a 1 mil estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O prédio tem mais uma série de espaços para instalação de coordenação, sala de professores, secretaria, diretoria, lavanderia, cozinha, refeitório, depósito de merenda, solário, parque infantil, sala multiuso, brinquedoteca, sanitários para alunos, professores, funcionários e PCD (pessoas com deficiência), depósito de material de limpeza, guarita, rampa e depósito de material didático. A unidade também terá sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para crianças com deficiência.

“A comunidade ganhou muito com essa requalificação, não só na questão do prédio que possui estrutura de alta qualidade, com salas climatizadas, mas também na capacidade para atender mais alunos. Todas as vagas já foram ocupadas e conseguimos autorização para abrir mais duas turmas, devido à demanda”, contou a diretora do CMEI, Graça Sueli.

O vice-prefeito lembrou que, além do CMEI Mário Altenfelder, o Lobato também tem recebido uma série de melhorias promovidas pela administração municipal, a exemplo da requalificação asfáltica do Aterro Joanes, da recuperação de praças, das obras do canal da Rua Aracati, da realização do programa Morar Melhor e da requalificação da Prainha do Lobato. “Isso é cuidar de gente e de quem mais precisa. Queremos colocar sempre as pessoas em primeiro lugar”, pontuou Bruno Reis.

Foto: André Carvalho/PMS/SMED

ALC_1716