Nuper realiza reunião de apresentação das atividades propostas sobre as relações étnico-raciais nas escolas

19 de jun de 2018 - Jornalismo

O Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper) realizou, na terça-feira (12), no laboratório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a reunião de planejamento e apresentação das atividades a serem executadas no que diz respeito às Relações Étnico-Raciais, Educação Escolar Quilombola, Programas de Combate ao Racismo Institucional – Núcleo Interno e Relações de Gênero.

O encontro contou com as presenças das integrantes do Nuper, Heluiza Falcão e Noliene Silva de Oliveira, técnica atuante na Coordenadoria de Formação Pedagógica (CFP), que coordenou a reunião com representantes dos Núcleos das Gerências Regionais – NGR do Nuper – unidades responsáveis em propor, implementar e aplicar as leis 10.639/03 e 11.645/08, as questões de Gênero, as Diretrizes Municipais da Educação Escolar Quilombola.

“A rede municipal já tem uma trajetória dentro destas perspectivas de discutir as leis e as relações étnico-raciais potencializando-as dentro do espaço escolar, fazendo parte do projeto político pedagógico dessas unidades escolares. O Nuper vem desenvolvendo atividades pautadas em Planejamento das Ações de 2018 tendo por base o fluxograma e diálogos com sua equipe e representantes das Regências Regionais”, explica Noliene.

Ela ressalta ainda que esse diálogo já ampliado a partir do Órgão Central ganhará maior amplitude dentro dos espaços escolares, sobretudo entrelaçando as questões Educação e Programa de Combate ao Racismo Institucional, Gênero e Educação Escolar Quilombola. “É preciso ampliar o conhecimento de todos os profissionais que estão dentro do ‘corpo’ da escola, desde o porteiro à coordenação pedagógica. É importante a compreensão do quão é necessário que esses temas sejam discutidos, não somente no projeto e em sala de aula, mas sim, com toda a comunidade escolar, buscar também discutir essa relação em todos os âmbitos da rede”, diz. “As relações étnico-raciais precisa ser tema a ser discutido e dialogado com toda a Rede e por todos que dela fazem parte para que seja de fato um processo significativo e colaborativo de debate e compreensão do que é relação étnico-raciais e suas representações.”

Segundo ela, diversas unidades escolares já têm desenvolvido projetos e atividades de excelência com a temática étnico-racial e de gênero, trabalhado de maneira ramificada estimulando outras unidades a também evidenciarem o potencial criador da comunidade escolar. “O Nuper tem sinalizado sobre a importância de ações que sejam dialogadas e realizadas durante todo o ano escolar e não apenas como ações meramente pontuais, porque essas questões são e terão que serem discutidas nas escolas todos os dias não apenas no dia que há uma data comemorativa a ser destacada dentro do calendário anual”, frisa Noliene.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed