Palestra e espetáculo marcam culminância do Novo Mais Educação na E.M. Professor Claudio Veiga

03 de out de 2019 - Jornalismo

A Escola Municipal Professor Claudio Veiga, GRE Cajazeiras, promoveu a culminância do Novo Mais Educação, com palestra e espetáculo performático. A gestora Luciane Varjão afirma que com o programa foi possível mudar completamente a dinâmica da escola. “Ganhamos mais vida e foi oportunizado aos discentes melhorias no desempenho escolar, além de desenvolverem habilidades que favoreceram sua autoestima”, diz.

Segundo ela, uma das atividades promovidas na culminância do projeto refere-se ao Setembro Amarelo. Foi realizada uma palestra que abordou a Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, com a professora Viviane Mescena. Com direção artística de Marcos Paulo Nexter, o espetáculo performático tratou do tema Território do Pertencimento, em consonância com a Lei 11.645/2008, que determina no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da História e Cultura Afro brasileira. Os alunos do Programa Novo Mais Educação, abordaram essa questão, reivindicando a falta de direitos através de uma linguagem artística, popularmente conhecida como deboches.

“Foi muito significativo para mim participar desse Programa. Eu que sempre fui muito tímida, acabei por absorver os ensinamentos do professor, e interagindo com os colegas, hoje sinto que não sou mais a mesma”, disse Tauane Fonseca, aluna do 6º ano A. “Pra mim foi muito importante, pois no contra turno ficava em casa no celular, na TV e com dificuldades em Português e Matemática. Entrei no Programa e só melhorei minhas notas, além de descobrir meus dons artísticos” declarou Juliana Sousa, aluna do 8º ano B.

Texto e fotos: Escola Municipal Professor Claudio Veiga