Parque Social realiza formação voltada aos agentes da Educação

16 de jul de 2018 - Jornalismo

Foi realizada, no dia 10 de julho, a aula inaugural de formação dos agentes da educação, programa idealizado pela Ong Parque Social e que visa contribuir para uma educação transformadora, inclusiva e de qualidade, fortalecendo a escola enquanto espaço de aprendizagem e interatividade. A formação ocorreu até o dia 13, sempre das 8h às 14h, na Faculdade 2 de Julho, no bairro do Garcia.

O primeiro dia de aula contou com as presenças da subsecretária municipal de Educação, Rafaella Pondé (representando o secretário Bruno Barral), da diretora Pedagógica da Smed, Joelice Braga, da gerente de Gestão Escolar da Smed, Nilce Gama, da assessora técnica do Parque Social, Fátima Santos, além da coaching Poliane Luz, que ministrou uma palestra motivacional.

O Agente da Educação, estagiário de pedagogia, atua como corresponsável no processo de fortalecimento de vínculos, acompanhando a vida escolar do aluno, interagindo com a unidade de ensino, com as famílias e com a comunidade escolar. Com isso, a formação oferecida pelo Parque Social, tem como principal prerrogativa contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal do agente, possibilitando um melhor desempenho do seu papel.

De acordo com a subsecretária Rafaella Pondé, o trabalho é de extrema importância para a Rede Municipal de Educação através do fortalecimento do acompanhamento escolar. “Como o agente de educação faz esse acompanhamento do aluno que não está assíduo na sala de aula, eles buscam a família para saber exatamente o que está acontecendo e os motivos que estão gerando isso. Essa atuação tem ajudado a diminuir as taxas de evasão escolar, o que só comprova que essa parceria tem dado certo, trazendo frutos positivos para todos nós”, considera.

As aulas de formação foram iniciadas às 11h, com a abordagem de temas como a relação entre o agente da educação, a família, a escola e a comunidade, interface família e escola, mediação de conflitos / liderança compartilhada, bem como o cotidiano de trabalho.

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos Agentes da Educação e saber como se tornar um, acesse o site: www.agentedaeducacao.salvador.ba.gov.br.