Prefeito realiza lançamento do Programa A Notícia na Sala de Aula

23 de out de 2007 - dev

Todas as escolas da rede municipal de ensino dentro em breve receberão jornais para utilização pedagógica em sala de aula. Trata-se do Programa “A Notícia na Sala de Aula”, que será lançado no dia 24 de outubro, às 16 horas, no gabinete do prefeito João Henrique. Os alunos e professores das 368 escolas do sistema municipal de educação pública serão beneficiados com exemplares diários do jornal A Tarde, vencedor do processo licitatório.

O Programa A Notícia na Sala de Aula foi instituído através de decreto (17.339) assinado pelo prefeito João Henrique em maio deste ano, onde é assinalado “que o objetivo desta ação é a orientação dos jovens e adolescentes para o exercício da cidadania, com ênfase na formação do hábito da leitura e da convivência com o pluralismo de idéias, no desenvolvimento sócio-cultural e do senso crítico”.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, “trata-se de mais uma ação de fomento à leitura justamente no Ano Municipal da Leitura. O Jornal A Tarde, líder de mercado na Bahia e reconhecido pela sua imparcialidade, autonomia e profissionalismo na produção e edição de conteúdo, será utilizado em sala de aula de diversas formas como uma atividade complementar ao processo de ensino e aprendizado”.

O Jornal A Tarde já tem uma parceria com a SMEC. Trata-se do Programa A Tarde Educação, que atende 33 unidades da rede municipal de ensino. A parceria consiste em oportunizar aos estudantes uma leitura crítica da realidade através de atividades de leitura e análise dos conteúdos socializados no jornal A Tarde. “Para isso, capacitamos os nossos professores e distribuímos jornais gratuitamente- assinatura e remanescente. Essas ações objetivam, principalmente, contribuir com a formação de protagonistas sociais. Além disso, o conteúdo do veículo de comunicação já é utilizado nestas escolas como complemento pedagógico. Os professores destas unidades escolares passam por processo de capacitação promovido pelo Grupo A Tarde”, afirma a coordenadora do programa, Luciane Alcântara.

O lançamento do programa contará com a presença de representantes da diretoria do Grupo A Tarde, como Regina Simões de Mello Leitão, Edivaldo Boaventura e Renato Simões Filho.