Secretário de Educação de Contagem (MG) conhece a Escolab do Subúrbio

02 de jun de 2017 - Jornalismo

Compartilhar experiências em Educação foi o que motivou a visita do secretário de Educação do município de Contagem (MG), Joaquim Antônio Gonçalves, à Escolab, um centro de educação integral da Prefeitura em parceria com o Google, instalado em Paripe. A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed), Joelice Braga, recebeu o secretário da cidade mineira nesta terça-feira (30) para apresentar as experiências exitosas da unidade de ensino.

De acordo com Joaquim Antônio, as principais motivações para conhecer o programa de ensino na capital baiana foram a necessidade de entender como é feita a formação dos professores, qual a metodologia aplicada e como os alunos interagem em sala de aula. O gestor ressaltou que é importante observar estes elementos para entender de que forma o uso das novas tecnologias podem auxiliar na formação das crianças.

“Nosso objetivo com a visita é a troca de experiencias entre os poderes públicos municipais. Nós estamos trabalhando na Prefeitura há cinco meses, então estamos buscando possibilidades de aprendizagens inovadoras para que nós possamos implantar em nossa cidade. Essa é a terceira experiencia que estamos observando no Brasil. Faremos outras visitas para que, a partir deste estudo, possamos identificar e formatar uma proposta especificamente para a nossa cidade”, explicou o gestor.

Foram apresentados na visita espaços como o Museu da Criança, que reúne peças, brinquedos e outros materiais que fazem parte da história dos moradores do Subúrbio Ferroviário, além das salas de jogos, linguagens e iniciação cientifica. A unidade ainda possui diversos outros ambientes que estimulam a experimentação artística, práticas esportivas e aprendizagem em cultura global.

De acordo com a diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, o projeto da Escolab tem se destacado nacionalmente não apenas pelo currículo, mas pela metodologia utilizada, que impulsiona o aluno a pensar nos conteúdos e a explorar os ambientes, levando em consideração suas vivências.

“Faz parte do nosso trabalho pedagógico não só a utilização da sala de aula, mas de todo o espaço da Escolab, e isso tem chamado atenção dos educadores no país. Salvador de fato está se tornando uma referência em modelo de jornada ampliada escolar para os alunos. A Escolab é um orgulho porque tem dado resultado favorável”, comentou, entusiasmada.

Inaugurada pela Prefeitura em 2016, a Escolab tem capacidade para atender até 600 alunos. A proposta do projeto é trabalhar com alunos do 1º ao 6º ano que são estimulados a desenvolver habilidades através de recursos tenológicos. A previsão é que até o final do segundo semestre deste ano a escola já esteja com sua capacidade total de alunos preenchida.

Fonte: Secom