Prefeitura inaugura 12 novas unidades escolares em 2021

11 de jan de 2021 - Jornalismo

Doze novas escolas municipais serão entregues em Salvador em 2021, já preparadas para funcionar em meio à pandemia do novo coronavírus com regras estabelecidas para garantir a segurança dos alunos, como sinalização, distanciamento entre carteiras, dispensadores de álcool em gel e isolamento de bebedouros. A expectativa da gestão municipal é que as aulas presenciais retornem em fevereiro deste ano.

Do total de novas escolas, 11 serão reconstruídas após demolição das estruturas antigas e uma será erguida do zero. Há previsão ainda da inauguração de três unidades já no mês de fevereiro: os centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) Raul Queiroz (São Cristóvão), Semente do Amanhã (IAPI) e Jardim das Margaridas.

Segundo a Prefeitura de Salvador, dentre as escolas previstas para fevereiro, o Cmei Jardim das Margaridas passará a ser um dos maiores da rede municipal, com capacidade de mil vagas. O imóvel terá 4,2 mil m² de área construída, com investimento de R$10 milhões. Sua estrutura contará com 23 salas de atividades para abrigar alunos dos Grupos II ao V (2 a 5 anos), além dos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

O Cmei terá ainda outros ambientes, como acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, depósito de material didático, cozinha, triagem, depósito de merenda, lavanderia, área de serviço, estacionamento, refeitório, recreio coberto, recreio descoberto e parque infantil. O imóvel contará também com solário, anfiteatro, sala multiuso/auditório, brinquedoteca, sanitários, guarita, subestação, rampa, casas de gás e de lixo.

As intervenções somam R$55,5 milhões de investimento e contemplam os bairros de São Cristóvão, IAPI, Jardim das Margaridas, Fazenda Grande II e III, Arraial do Retiro, Ribeira, Valéria, Boca do Rio, Pernambués e Vale dos Lagos. As unidades são construídas em alto padrão, com salas climatizadas, brinquedotecas e demais recursos didáticos e de lazer. As construções são custeadas em parte pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de investimento do município.

“A renovação da estrutura física das unidades de ensino faz parte de uma política de incremento na qualidade da Educação. Escolas novas, adequadas e climatizadas contribuem para o conforto tanto do estudante como dos profissionais que atuam nessas escolas, trazendo benefícios para a aprendizagem”, diz Marcelo Oliveira, secretário municipal da Educação.

“Esses investimentos somam-se a outras ações, como o aperfeiçoamento pedagógico, o aprimoramento da eficiência administrativa, entre outras, que resultam na conquista de avanços fundamentais para a construção de um ensino público de excelência”, completa.

Balanço

Ainda segundo a prefeitura, pouco mais de 60% das unidades escolares da capital tiveram estrutura física renovada entre 2013 e 2020, somando 168 escolas reformadas, 33 construídas e 51 demolidas e reconstruídas. Além disso, há ainda 12 unidades novas em obras: uma em construção e 11 reconstruções. Foram investidos cerca de R$380 milhões em obras já concluídas, entre reformas, construções e reconstruções de unidades escolares.

Texto: Secom/PMS

Foto: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS