Prefeitura promove ação educativa para alunos internados

07 de fev de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura e o Hospital da Criança Irmã Dulce têm uma parceria que consiste em duas classes hospitalares. Alunos sem condição de deslocamento têm acompanhamento pedagógico. Esta ação garante às crianças e jovens hospitalizados a continuidade das suas atividades escolares. Esta iniciativa foi iniciada em 2001 e será ampliada durante o ano letivo de 2006, através do Programa Criança Viva. Em 2005, 2176 alunos foram atendidos pelo Programa. E a previsão é atender, em 2006, mais de 5.000 estudantes.

A ação também é realizada no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC); Centro Pediátrico professora Hosanah de Oliveira e Hospitais Martagão Gesteira e professor Roberto Santos.

Além dos hospitais citados, o Núcleo de Atendimento hospitalar Criança Viva é uma instituição parceira da Secretaria Municipal da Educação e Cultura nesta ação. O Núcleo foi fundado pela professora Veruska Yokoshiro, com o objetivo de realizar ações de consultoria, assessoria e gestão na área de atendimento pedagógico educacional hospitalar. Os professores que ministram as aulas em hospitais passam por um processo de capacitação para a execução da tarefa.

Esta ação tem respaldo na Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente, que prevê um atendimento diferenciado para as crianças em condições especiais de saúde.

Outro parceiro da SMEC nesta ação será a Associação SER DOWN. A ação conjunta atenderá a alunos portadores da Síndrome de Down.