Edições Anteriores

2014


Esta foi a primeira edição do Prêmio Jorge Amado de Literatura, lançado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para incentivar e valorizar a produção literária dos alunos da rede pública de ensino de Salvador. Os prêmios contemplaram as categorias poesia, conto, romance, dramaturgia e História em Quadrinhos (HQ). A participação expressiva dos estudantes foi um marco e refletiu a existência de um contingente considerável de estudantes que fazem da linguagem escrita o seu jeito de se comunicar com o mundo. A cerimônia de premiação foi no dia 23 de outubro, no Boulevard Side Empresarial, no Caminho das Árvores.

1º lugar

“O Mundo Inteiro”
Thiago Pereira de Jesus

2º lugar

“Ser negro”
Giovanna Bispo dos Santos Silva

3º lugar

“Zezé Zezé”
Milena da Silva de Jesus Bispo

1º lugar

“A boneca mal assombrada”
Jessica Ferreira Oliveira

2º lugar

“Porão”
Adriano Santos de Souza

3º lugar

“O pesadelo da formiga”
Joel Ferreira Santos Neto

1º lugar

“Um amor de verão na terra de São Salvador”
Jonatham de Jesus Campos

2º lugar

“Inesperado amor”
Marilene Garcia de Souza

3º lugar

“Meu primeiro amor”
Lais Naldail Barreto Silva

1º lugar

“O amor em preto e branco”
Vitoria Ramos de Souza

2º lugar

“Quem disse que dançar é coisa de mulher?”
Reina Silva Azevedo

3º lugar

“Marcados pela cor da pele”
Robson Luis Oliveira de Jesus

2017


Em 2017, quinze alunos foram premiados nas categorias poesia, conto, romance, HQ e videoclipe. O evento de premiação foi realizado no dia 23 de novembro, no auditório do Mundo Plaza, com a participação do prefeito ACM Neto, do secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, da neta do escritor Jorge Amado, Maria João Amado, da presidente do conselho diretor do Plano Municipal do Livro (PMLLB), Lourdes de Fátima, além de alunos e professores da rede.

2018


Na 3ª edição do Prêmio Jorge Amado, 15 estudantes da rede municipal de ensino – acompanhados dos professores orientadores – receberam a premiação das mãos do prefeito ACM Neto em solenidade realizada no dia 4 de dezembro, no Auditório Dom Geraldo Majella, no Garcia. Além do prefeito, estiveram presentes no evento o secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral; o secretário-chefe de Gabinete, Kaio Moraes; a presidente do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB), Roseli Andrade; o representante da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Celso Cotrim; e a neta do escritor Jorge Amado, Maria João Amado.