Professora da Rede Municipal de Salvador é finalista do prêmio Professores do Brasil

07 de nov de 2017 - Publicidade

A professora Lorena Barbara Santos Costa, da Escola Municipal Gersino Coelho, localizada no Doron, é uma das finalistas do prêmio Professores do Brasil – iniciativa do Ministério da Educação, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de docentes de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. O resultado foi divulgado na quarta-feira (1º) e os trabalhos selecionados concorrerão à etapa nacional. Os vencedores serão conhecidos na primeira quinzena de dezembro.

O projeto “Vem Sambar e Aprender- O Samba como Instrumento de Resistência e Representação da Cultura Afro-Brasileira” já havia sido vencedor da etapa estadual da Bahia, na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais (4º e 5º anos). O trabalho visou garantir no ambiente escolar, o debate e a troca de conhecimentos sobre a cultura negra no Brasil, em especial a cultura da Bahia, através do samba de roda.

Para a professora Lorena, o samba de roda da Bahia faz parte da cultura, expressa o sentimento coletivo das comunidades afrodescendentes e quilombolas. Traduz uma mistura dos nossos traços culturais ancestrais, reúne a dança, a música e de forma poética conta a história, alegrias e tristezas do povo negro que construiu e constrói a história do nosso país.

A professora ainda conclui que “trabalhar com o samba de roda, é uma ferramenta poderosa de empoderamento dos alunos de escolas públicas, que em sua maioria são pessoas negras e que não reconhecem as influências e contribuições dos povos africanos na nossa cultura. O samba é o ritmo que simboliza a resistência da cultura negra”.

Etapa Nacional _ A professora Lorena Bárbara Santos Costa esteve em São Paulo, no dia 18 de dezembro, para a divulgação dos resultados do 10º Prêmio Professores do Brasil. Saiba mais sobre o evento, clicando aqui. Confira as fotos:

PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DESTACAM-SE NO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL