Professora da Rede Municipal participa de intercâmbio na Irlanda

24 de maio de 2018 - Jornalismo

A professora Lorena Bárbara Santos Costa, da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho, ganhadora da etapa regional do 10º Prêmio Professores do Brasil e finalista da etapa nacional, está na Irlanda – um dos prêmios do concurso organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Ela e outros 29 professores brasileiros foram em missão de estudos na Irlanda, para conhecer a cultura local e realizar uma capacitação do sistema educacional Irlandês. Foram sete dias de palestras, troca de experiências, visitações espaços culturais, e unidades educacionais do ensino fundamental, médio e de nível superior, como a Mary Immaculate College e a St Mary’s University College. O encerramento das atividades ocorreu com a entrega de certificados pela embaixadora brasileira na Irlanda, Eliana Zugaib.

Lorena Costa, que faz parte da rede municipal desde 2007, é autora do projeto “Vem Sambar e Aprender- O Samba como Instrumento de Resistência e Representação da Cultura Afro-Brasileira”, vencedor da etapa regional, na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais (4º e 5º anos). Desenvolvido na Escola Municipal Gersino Coelho, no bairro de Narandiba, em Salvador, o trabalho teve como protagonistas as turmas do 5º ano e visou garantir no ambiente escolar, o debate e a troca de conhecimentos sobre a cultura negra no Brasil, em especial a cultura da Bahia, através do samba de roda.

A visita dos professores foi divulgada no site da Mary Immaculate College, confira neste link.