pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Professores da Rede Municipal participam de curso sobre acompanhamento escolar de crianças com deficiência

23 de set de 2019 - Jornalismo

Cerca de 100 professores da Rede Municipal de Salvador participam, até o final de outubro, de um curso sobre acompanhamento escolar de crianças com deficiência. A ação se dá através de uma parceria existente há cerca de 20 anos entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed) com as Organizações Sociais Irmã Dulce (OSID) para atendimento educacional por meio de uma unidade da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar mantida no Hospital Santo Antônio/Hospital da Criança, Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA) e Centro Médico Social Augusto Lopes Pontes (CMSALP) e, mais recentemente pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

A formação é oferecida pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) das Obras Sociais Irmã Dulce e de acordo com Rosinei Alves de Souza, líder do CER IV, a demanda aumentou em 100% no período. “A ideia da formação surgiu quando nós começamos observar a dificuldade de inserção e integração das crianças com deficiência, principalmente as que são atendidas aqui na Osid, no contexto escolar. Ouvimos relatos das próprias famílias de que essas crianças iam para a escola, mas ficavam no corredor, não levavam lição pra casa e ficavam passeando pela escola durante o tempo da aula. Então isso foi o que nos moveu. Começamos com turmas pequenas, formadas por 10 professores. Hoje são cerca de 100 docentes, 80% das escolas do município”, pontua.

O referido curso tem como temática central a “Inclusão e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência” e começou em março deste ano, com encontros mensais, das 8h às 17h, carga horária 40 horas, sendo 8 horas por módulo, em duas turmas distintas. De acordo com a coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo, o objetivo é promover a sensibilização, esclarecer sobre temas relacionados às deficiências, além de fornecer orientações teóricas e práticas acerca das crianças com deficiência no contexto escolar.

“É uma formação de extrema relevância porque há profissionais que se sentem inseguros diante da possibilidade de receber um aluno com necessidades educativas especiais. Assim, trabalhamos o presente projetando o futuro visando à atuação do professor nos processos de ensino e aprendizagem refletindo sua prática aprimorando o trabalho em sala de aula”, enfatiza.

Com o curso, os docentes tem se mostrado dispostos a desenvolver ainda mais as competências de seus alunos, focando nas capacidades e potencialidades de cada um. É isso o que sinaliza Raquel Garcia Hermida, professora da Escola Municipal Soror Joana Angélica. “Essa é uma oportunidade única, que agarrei com unhas e dentes. Espero realmente que esse tipo de formação continue sendo oferecida pela Smed e que cada vez mais professores da Rede Municipal possam participar que possamos fazer uma educação cada vez mais inclusiva nas nossas escolas públicas. Nessa formação, além de desenvolver e ampliar os conhecimentos que eu já tinha, me senti profundamente sensibilizada, tendo consciência sobre a importância de um olhar diferenciado sobre cada criança e sua deficiência especifica”.

Claudia de Jesus França Ribeiro, que leciona na Escola Municipal Anfilófio de Carvalho reitera a importância do profissional sempre experimentar os métodos que melhor funcionam na busca por integrar essas crianças no cotidiano escolar. “Sempre tentamos desenvolver atividades na escola achando que estão erradas mas com os técnicos percebemos que o processo é esse mesmo, experimentar para ver o que é melhor. O mais importante pra mim foi saber que estamos no caminho certo e que o desejo de colaborar traz consequências benéficas no que diz respeito, principalmente, a questão cognitiva desses alunos”, finaliza.

Confira abaixo a programação do curso – março a outubro deste ano:

29/03/2019 – Módulo 1 – Educação inclusiva: pressupostos teóricos e legais (realizado)

31/05/2019 – Módulo 2 – Deficiência Visual (realizado)

30/08/2019 – Módulo 3 – Deficiência Intelectual (realizado)

27/09/2019 – Módulo 4 – Deficiência Física (próxima turma)

25/10/2019 – Módulo 5 – Deficiência Auditiva (próxima turma)