Professores da Rede Municipal são selecionados para curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos

17 de maio de 2019 - Publicidade

Três professores de inglês da Rede Municipal de Salvador foram selecionados para um curso intensivo, de seis semanas, em uma universidade nos Estados Unidos, através do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI). Oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), juntamente com a comissão Fulbright Brasil e Fulbright Foreign Scholarship Board, o curso visa promover o desenvolvimento profissional de professores de língua inglesa, que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica, através do fortalecimento do domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês.

No total, o PDPI selecionou 486 bolsistas em todo o país e os professores foram avaliados através de um teste de proficiência em língua inglesa, totalmente custeado pelo programa. Na Bahia, 28 professores foram selecionados, dentre eles, os três da Rede Municipal. São eles: Henrique Augusto Castro Tavares, lotado na Escola Municipal Francisco Leite, com complemento na Escola Municipal Iraci Fraga (ambas em Águas Claras); João Paulo Bispo Santos, lotado na Escola Municipal Pirajá da Silva, e Cristhiane Nunes Bittencourt Bastos, que leciona na Comunitária de Canabrava, com complemento nas municipais Allan Kardec de Pirajá (Pau da Lima) e Cecília Meireles (Castelo Branco).

O programa dispõe de três modalidades de curso: desenvolvimento de metodologias, aprimoramento em inglês – Intermediário II e aprimoramento em inglês – Intermediário I. O professor Henrique Tavares considera a oportunidade como única e revela que, desde que ingressou na rede há quatro anos, interessou-se em participar do programa. “Quando fui fazer o teste, fiquei nervoso porque a prova é cheia de regras. A pontuação mínima é de 450 para ingressar em uma das categorias e eu saí com dor de cabeça, sem nem imaginar que seria selecionado. Eu me surpreendi quando acessei o site e vi meu nome lá, como aprovado. Agora estou ansioso, já que não é sempre que podemos fazer um curso como este tendo em contato com a língua e cultura americanas. Isso é enriquecedor”, considera ele, que fará o curso de aprimoramento em inglês – Intermediário II, bem como algumas aulas de metodologia.

Os participantes do curso de aperfeiçoamento terão os seguintes benefícios custeados pelo programa: passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; ajuda de custo, reembolso da taxa de solicitação de visto (MRV); deslocamento nos EUA: (aeroporto/universidade/aeroporto); alojamento no campus universitário; seguro saúde; alimentação; taxas escolares; bem como os materiais didáticos a serem utilizados nos cursos, passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida.

Através dos cursos, os professores terão a oportunidade de imergir no cotidiano de um país de língua inglesa, ampliando a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma; do compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem. A docente Cristhiane Bastos, na Rede há 5 anos, já participou do curso de aprimoramento em inglês – Intermediário II em 2018, agora, vive as expectativas da nova oportunidade. “Estou bem animada, pois como vou fazer o curso de desenvolvimento de metodologias, vou poder dar aulas lá, o que pra mim, vai ser incrível. Estaremos lá, inclusive, no dia 4 de julho, que é o dia da independência dos Estados Unidos e vou poder, além de vivenciar este dia, trazer essas vivências, mais uma vez, para a sala de aula”.

Os selecionados seguem para São Paulo no dia 26 de junho (onde receberão orientações pré partida e farão a entrevista do visto de estudo). Já os cursos ocorrerão de 1º de julho a 09 de agosto. O professor João Paulo Bispo Santos considera que a vivência acaba enaltecendo o ensino na Rede Municipal de Salvador. “Esse programa é fundamental para termos contato com a cultura que lecionamos. Nós saímos ganhando e a Rede também, já que vamos agregar conhecimentos de cultura, história, da sociedade americana e da língua inglesa. O programa é enriquecedor e o retorno social é muito grande para o fazer pedagógico da rede Municipal de Salvador”, finaliza.