pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Professores recebem orientação sobre cuidados com a voz

15 de abr de 2009 - dev

A 6ª Edição do Educação em Pauta lembrou o Dia Mundial da Voz (16 de abril) com uma palestra para professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino sobre a “Saúde da Fala”. O evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura foi realizado nesta quarta-feira (15 de abril), no auditório do Instituto Municipal Professor José Arapiraca (IMEJA).

A fonoaudióloga Giciane Souza Reis palestrou de forma didática e mostrou aos presentes como funciona o sistema vocal. Para ela, “entender o funcionamento é essencial para saber como utilizar a voz”. A qualidade do sono, da alimentação, exercícios de aquecimento e desenvolvimento vocal são maneiras de prevenir problemas no futuro.

Reis também informa que são ações simples que podem ajudar na prevenção de problemas com as pregas vocais. Beber água e ingerir maçã são apontadas como formas muito eficientes de hidratar a garganta. “É fundamental ao profissional da voz ter uma garrafinha de água ao lado. Adotando este hábito é possível reduzir os problemas com a voz”, alerta.

A fonoaudióloga, que também é atriz e professora de técnica vocal, falou sobre entonação, que é necessária para conseguir atenção do público, e deu dicas aos professores presentes sobre como substituir a voz nessas ocasiões. “Vocês podem bater palmas para chamar atenção quando quiserem dar informação importante ou para pedir silêncio”, diz. Ela acredita que cada professor pode criar um método e adotá-lo em suas aulas, inclusive estabelecendo uma comunicação mais divertida com seus alunos.

Para dinamizar a palestra, Giciane fez uma demonstração de exercício de aquecimento vocal e falou sobre a necessidade dos profissionais da voz manterem esses cuidados. A coordenadora pedagógica Emanuela Ramos reconhece a validade do tema do evento. “É importante estar informada para conhecer o funcionamento do nosso corpo”, diz.

A diretora e professora Cleide de Souza, há 11 anos na Rede, conta que não sabia como utilizar a voz. Por já ter forçado muito, precisou fazer duas cirurgias. “É muito importante se ter palestras como essa”, diz. “Quando a gente faz terapia, que foi o meu caso, percebe que até a postura é importante”, finaliza.
A próxima edição do Educação em Pauta, programado para o dia 19 de maio, irá abordar o tema “Violência nas escolas”.