Programa emergencial para escolas com baixo desempenho no Ideb

28 de ago de 2012 - dev

Com objetivo de fortalecer o ensino em treze escolas com baixo rendimento no Ideb 2011, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) vai lançar um programa de ações prioritárias e emergenciais. O projeto será apresentado pelo secretário João Carlos Bacelar, nesta quarta-feira (29), na sede do órgão, no Engenho Velho de Brotas, durante um café da manhã. O evento terá a presença dos diretores destas unidades e também do corpo técnico da Secult, que definirão a forma de atuação do programa.

Para maior agilidade e eficácia das ações, a Secult está realizando diagnóstico individual das treze escolas que tiveram nota abaixo de três. O programa envolve o acompanhamento sistemático de todas as coordenações técnicas do órgão, que atuarão de forma articulada, bem como o corpo docente escolar, que será mobilizado a atuar diretamente na melhoria da qualidade do ensino destas unidades.

O projeto inclui ações de curto, médio e longo prazo em diversas áreas, como a pedagógica e a de reestruturação, e será realizado de forma intensiva até dezembro deste ano para que, já em 2013, estas escolas consigam elevar os índices educacionais. Além disso, a mudança do quadro de rendimento vai resgatar a autoestima dos alunos e profissionais da educação destas unidades.

“Assim como comemoramos na semana passada o alto rendimento das escolas que tiveram nota acima de cinco, teremos o mesmo carinho e cuidado com as unidades que tiveram nota abaixo de três. Vamos trabalhar para oferecer condições de ensino e aprendizagem para estes alunos e professores e queremos que em 2013 comemorar o alto rendimento com todas as escolas da rede”, destacou o secretário.