Programa Idade Certa

O Programa de Regularização de Fluxo Idade Certa, desenvolvido pela SMED, é voltado aos alunos da Rede de Ensino de Salvador em defasagem idade-série para concluir os estudos com mais rapidez sem perder a qualidade do ensino ao frequentar o ano compatível à sua idade. O programa tem objetivo de regularizar o fluxo escolar dos alunos do ensino fundamental do 3º ao 5º e do 6º ao 9º anos e alfabetizar os alunos em situação de defasagem idade-série sem domínio da base alfabética, possibilitando a posterior aceleração da aprendizagem.

Com base na identificação e localização dos alunos defasados, é elaborado um plano para regularizar o fluxo escolar que, em princípio, deve acontecer dentro de um prazo máximo de cinco anos, no município, e de um ano para cada escola, de maneira a não criar estigma de programa para alunos atrasados.

No quesito material didático, o professor recebe quatro livros: Português, Matemática, Meio Ambiente e o Livro do Professor. Já os alunos recebem os livros de Língua Portuguesa e Matemática. O acompanhamento é feito considerando alguns aspectos, como capacidade de localizar informações explícitas/realizar inferências em textos longos; localizar informações explícitas em textos curtos; realizar leitura de palavras e/ou frases ou ainda não lê.