Projeto Encontro da Família movimenta a Escola Municipal União Comunitária

21 de maio de 2019 - Jornalismo

A Escola Municipal União Comunitária, situada na Vila Rui Barbosa (GRE Liberdade/Cidade Baixa), realizou no dia 17 de maio o 5º Encontro da Família, que teve como tema “Plante amor, colha o bem”. O encontro teve como objetivo proporcionar um momento de troca entre alunos e familiares, com foco na importância de um ambiente afetivo, harmonioso e respeitoso para a construção de cidadãos saudáveis e conscientes do papel na sociedade.

“Essa prática ocorre cotidianamente na escola com realização de ações para fortalecer a relação família e escola. É na família que a criança vivencia valores como honestidade, respeito, humildade, justiça, otimismo, cordialidade e disciplina a fim de conquistar uma autonomia sadia”, diz a gestora Maria do Rosário de Carvalho Souza.

O evento contou com parcerias do Espaço Cultural Alagados, do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), Gerência Regional Escolar (GRE) Liberdade/Cidade Baixa e equipe de Nutrição, agentes de Empreendedorismo, da Rede de Adolescentes e Jovens da Península de Itapagipe (Reprotai) e da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A programação teve muitas atividades, entre elas, palestras sobre relacionamento abusivo, boas práticas na manipulação de alimentos, empreendedorismo, empoderamento da mulher negra e a importância da educação na família. As crianças da unidade prestaram homenagens aos participantes recitando poesias e canções em coro, alternando entre o canto e a fala, além de muita dança.