Projeto internacional ensina jovens de escolas públicas de Salvador sobre energia solar

09 de jun de 2017 - Publicidade

Apenas três capitais brasileiras foram escolhidas para receber a SOLução

Foto: Engajamundo

Alunos das escolas municipais de Paripe e Plataforma, no Subúrbio de Salvador, foram selecionados para participar de um projeto inovador sobre energia limpa e sustentável: a SOLução. A Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a ONG Engajamundo, traz a 100 alunos soteropolitanos menores de 18 anos a oportunidade de aprender sobre a energia solar por meio de aulas, brincadeiras e exposição. O projeto inicia-se neste sábado (10), das 9h às 11h, com os alunos da Escola Municipal de Plataforma.

O treinamento dado pela Engajamundo faz parte da campanha “100% Renováveis” da Climate Action Network (Rede de Ação Climática), uma ONG internacional presente em mais de 120 países. No Brasil, apenas a capital baiana, Fortaleza e Belém foram escolhidas para receber o projeto. Os alunos soteropolitanos serão os primeiros a ter a oportunidade de receber a SOLução. O objetivo é capacitá-los para serem protagonistas da transição das energias poluidoras em prol de energias oriundas de fontes limpas e renováveis.

Foto: Engajamundo

Com o Jogo das Soluções, que procura despertar no jovem questões globais como o uso de energias renováveis e a exposição de objetos solares, os alunos irão aprender que a energia elétrica pode ser gerada através do sol. A titular da Smed, Paloma Modesto, ressalta que esse tipo de iniciativa interessa a todos os alunos da rede municipal. “Essa é uma ação que permite que nosso estudante coloque em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e se torne consciente da importância de seu papel como agente de transformação da realidade”.

Foto: Engajamundo

Para o secretário André Fraga, titular da Secis, a ideia é que os jovens aprendam que é possível utilizar energias sem grandes danos ao meio ambiente. “As crianças de hoje devem aprender sobre sustentabilidade desde cedo. Espero que esses alunos ajudem a mudar a matriz energética do país um dia. Salvador é uma cidade privilegiada pelo sol. Por que não usar isso a nosso favor?”, indagou.

A Escola Municipal de Paripe receberá o projeto em julho, em data a ser divulgada.

Serviço:

Projeto SOLução ensina alunos da rede municipal de Salvador

Onde: Escola Municipal de Plataforma (Rua Úrsula Catharino, 70 – Plataforma)

Quando: Sábado (10), de 9 às 11h

Onde: Escola Municipla de Paripe (Rua Tupi, 111 – Paripe)

Quando: Julho

Foto da capa: Engajamundo