Prova Brasil será aplicada de 23 de outubro a 3 de novembro a alunos do 5° e do 9º anos

19 de out de 2017 - Jornalismo

Cerca de 18 mil alunos da Rede Municipal de Educação estão aptos a participar da Prova Brasil 2017 – uma avaliação diagnóstica, em larga escala, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As provas serão aplicadas, entre 23 de outubro e 3 de novembro, aos alunos do 5° e do 9º anos do Ensino Fundamental, que responderão a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Os resultados das avaliações, que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2017.
“Com esses dados teremos um diagnóstico da nossa rede, identificando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados, aperfeiçoando assim a qualidade da educação municipal”, explica Bruno Barral, secretário Municipal de Educação. “A divulgação desses dados e índices também possibilita à sociedade acompanhar a qualidade do ensino da educação pública, bem como as políticas públicas implementadas pelo município”, frisa.

Para incentivar a participação dos alunos, já que a prova não é obrigatória, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está realizando diversas atividades pedagógicas, através dos professores, gestores e gerentes regionais de educação, como palestras, aulões, atividades pedagógicas e campanha de participação. A expectativa é que pelo menos 80% dos estudantes façam as provas, que serão aplicadas pela escola sob coordenação da empresa executora da avaliação.