Reconstrução do Cmei Nossa Luta em Pernambués vai ofertar mais vagas para Educação Infantil

05 de mar de 2020 - Publicidade

O vice-prefeito Bruno Reis e o secretário municipal da Educação Bruno Barral assinaram na manhã desta quinta-feira (05), mais uma ordem de serviço autorizando a reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nossa Luta, localizado no bairro de Pernambués. A obsoleta construção em pré-moldados dará lugar a uma estrutura moderna com salas climatizadas, acessibilidade e vai ampliar o número de vagas de 135 para 350.

Com investimentos de R$ 2,42 milhões, o novo prédio terá 1.171 m² de área construída. Serão dez salas de aula com ar condicionado, brinquedoteca, dois solários, refeitório, cozinha, diretoria, secretaria, sala dos professores, parque infantil, espaço de acolhimento, área de recreio, jardins, entre outros. Durante a reconstrução, a unidade escolar está funcionando em um imóvel alugado na Rua Cyridião Durval.

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral destacou o excelente trabalho da gestora do Cmei, Rita de Cássia Mendes e afirmou que tem consciência do quanto é importante uma infraestrutura de qualidade para toda a comunidade escolar.  “Sabemos que para o desenvolvimento cognitivo e pessoal da criança, é importante que elas estudem num espaço de qualidade e é por isso que a Prefeitura de Salvador tem investido numa construção moderna, com salas climatizadas. Essas placas em pré-moldado absorvem muito calor e queremos oferecer todo o conforto que nossas crianças merecem”, disse Barral.

Conforme o vice-prefeito Bruno Reis, o prefeito ACM Neto investiu 36 milhões de reais para acabar com todas as escolas padrão desal do município. “Esse padrão atendeu as necessidades de uma época, mas não cabe mais nos dias de hoje, o pré-moldado deixou de cumprir principalmente a condição de oferecer para as crianças um ambiente em que elas possam aprender e adquirir conhecimento e conforto”.

“É um sonho que agora está se tornando realidade. A história do Cmei Nossa Luta, tem esse nome porque foi fruto da mobilização dos pais da comunidade que queriam um espaço seguro para deixar os filhos, onde tivesse educação de qualidade. Temos muito que comemorar, nós sofremos, mas tb nos alegramos muito com os momentos que tivemos aqui . Tenho certeza que dentro de alguns meses essa unidade será entregue com todo o conforto que nossas crianças merecem”, ressaltou a diretora Rita de Cássia Mendes.

Balanço – Essa é a quarta ordem de serviço assinada neste ano, e a segunda dessa semana, para a reconstrução de escolas municipais que estavam em condições precárias. Essa é mais uma etapa do trabalho de renovação e modernização do conjunto de escolas municipais de Salvador, que vem ocorrendo desde 2013 e já alcançou 241 unidades escolares. Nessa fase, já foram iniciadas as obras de reconstrução dos Cmeis Semente do Amanhã (IAPI) e Luís Eduardo Magalhães (Cosme de Farias) e da Escola Municipal Fazenda Grande II Ministro Carlos Santana.

Para essa etapa, serão investidos mais de R$ 30 milhões destinados à demolição e reconstrução de oito unidades escolares e também à construção de uma nova pré-escola no Jardim das Margaridas. As obras gerarão quase 1.700 novas vagas, principalmente para a Educação Infantil. Além dessas, dezesseis novas unidades escolares já estão em fase de reconstrução e devem ser entregues ainda este ano.

Foto: André carvalho/PMS/SMED

ALC_7359