Rede municipal tem mais 13 mil vagas para novos alunos da Educação Infantil

25 de dez de 2015 - Antonio Borges

A inscrição para novos alunos de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade encerra no dia 8 de janeiro e pode ser realizada em qualquer uma das 440 escolas da rede

Mais de 13 mil vagas para Educação Infantil estão disponíveis na rede municipal de ensino de Salvador. A inscrição para novos alunos de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade encerra no dia 8 de janeiro e pode ser realizada em qualquer uma das 440 escolas da rede. Com o objetivo de dar mais transparência ao processo de matrícula para Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação(SMED) adotou critérios de prioridade e sorteio para a Matrícula de 2016.

O novo formato de matrícula para Educação Infantil tem como objetivo dar mais transparência ao processo. A medida vai garantir de forma transparente o ingresso de alunos novos daEducação Infantil na rede municipal de ensino, além de permitir que a SMED aprimore ainda mais o planejamento da expansão da sua oferta de vagas e a redução das vagas ociosas.

O processo de matrícula para Educação Infantil ocorrerá em duas fases. A primeira com as vagas remanescentes da rematrícula dos alunos da rede municipal e a segunda com as vagas que não foram efetivadas na primeira fase. São critérios de prioridade crianças com deficiência, responsável beneficiário do programa Bolsa família e irmãos gêmeos participando do mesmo processo de inscrição.

Enquanto a oferta de vagas for maior do que a demanda, todas as crianças serão atendidas, no caso em que a oferta for menor do que a demanda, as vagas serão distribuídas pelo sorteio, que será realizado no dia 12 de janeiro em local público. Após o resultado, os responsáveis das crianças contempladas com vagas deverão comparecer à unidade de ensino para efetivar a matrícula.

O processo de matrícula para os demais segmentos educacionais da rede municipal de ensino não será alterado. A inscrição para os novos alunos da Educação de Jovens e Adultos segue até o dia 8 de janeiro e para os novos alunos do Ensino Fundamental será iniciada no dia 7 de janeiro. O ano letivo começa no dia 15 de fevereiro.

Educação é prioridade da gestão

Criar em dois anos o mesmo número de vagas criadas em 80 anos, construir escolas com alto padrão arquitetônico e confeccionar um sistema de ensino estruturado próprio são ações que estão mudando a realidade da Educação pública de Salvador. Programas como Combinado, Agentes da Educação e Primeiro Passo têm feito a diferença na vida de alunos, pais e profissionais da rede municipal de ensino.

Em três anos, 17 escolas foram construídas, mais de 150 escolas reformadas, 14 mil vagas criadas, mais de dois mil novos profissionais convocados, 20% das salas foram climatizadas com ar condicionado, mais de 22 mil carteiras adquiridas e sete mil notebooks distribuídos para os professores.

Até o final de 2016 Salvador vai ganhar o dobro do número de vagas na Educação Infantil, saltando de 20 mil para 40 mil alunos de 0 a 5 anos atendidos na rede municipal de ensino. O plano de ampliação integra o Programa Combinado. A estratégia de ampliação do número de vagas conta com a construção de 40 novas unidades exclusivas de Educação Infantil, além da elevação de 49 das 278 unidades de ensino que já oferecem educação para crianças até 5 anos.

No total, serão 40.379 vagas, sendo que 25% delas estão destinadas à região do Subúrbio Ferroviário. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana e o número de vagas que serão criadas em dois anos será o mesmo número de vagas criadas em 80 anos em Salvador. Parte dos recursos é oriundo da inciativa privada, por meio das condicionalidades impostas pela Prefeitura aos shoppings para autorização da cobrança de taxa de estacionamento nos estabelecimentos, determinada pelo Supremo Tribunal.

CRONOGRAMA DE MATRÍCULA – EDUCAÇÃO INFANTIL

PERÍODO ATIVIDADE LOCAL
Até 08 de janeiro de 2016 Inscrição para matrícula da Educação Infantil Qualquer escola municipal
05 de janeiro de 2016 Transferência de Alunos Concluintes do Grupo 5 para o Ensino Fundamental
12 de janeiro de 2016 Sorteio das vagas da Educação Infantil A ser divulgado posteriormente
13 de janeiro de 2016 Resultado da inscrição da Educação Infantil Site da SMED e em qualquer escola
18 a 22 de janeiro de 2016 Matrícula de alunos novos da Educação Infantil Escola onde a criança vai estudar