Representante da Smed, Joelice Braga toma posse no Conselho Municipal de Política Cultural

17 de jan de 2018 - Jornalismo

Na tarde da segunda-feira (15), foi realizada a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), em solenidade realizada no Teatro Gregório de Matos. Participaram da solenidade, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Salvador, João Roma, representando o prefeito ACM Neto, o secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, entre outras autoridades.

Joelice Braga: “honra em representar a Smed no Conselho”

Na ocasião, a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Joelice Braga, foi reempossada como conselheira, e Daniela Fernanda da Hora Correia, como suplente. Atuante desde a primeira gestão no CMPC, Joelice falou da importância de mais uma vez estar representando a Educação no órgão colegiado.

“Esse é o meu segundo mandato e é uma grande honra representar a Smed nesse Conselho que tem um papel muito importante para cultura de nossa cidade. Pensar política cultural para Salvador e contribuir com esse processo, no viés da importância da Educação articulada à Cultura, é de grande relevância para minha vida profissional e para a Secretaria da Educação é fundamental ter um assento nesse Conselho. A educação tem uma estreita relação com a cultura e por isso não poderia estar fora de um processo tão importante como esse”, disse a diretora.

Daniela da Hora toma posse como suplente

O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, destacou a importância participação direta da sociedade civil e dos artistas na gestão municipal de cultura. “Esse é o segundo conselho a tomar posse. Trata-se de um conselho “tripartite”, composto por membros eleitos, sendo dez representantes da sociedade civil, dez representantes do Poder Público e dez das linguagens artísticas – uma participação maciça da sociedade. Agora vamos criar o Plano de Cultura de Município de Salvador, dando a possibilidade de ampliar cada vez mais a participação da sociedade na discussão da Política Cultural”, afirmou.

Saiba Mais:

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado, com composição paritária entre poder público e sociedade civil. Entre as atribuições, estão opinar e solicitar esclarecimentos sobre ações de financiamento à cultura, propor diretrizes para as políticas setoriais, fiscalizar o Plano Municipal de Cultura, entre outras ações. O órgão é o primeiro conselho de política cultural instituído em Salvador e foi criado pela Lei nº 8551/2014 como parte do Sistema Municipal de Cultura (SMC), que habilita o município a estar integrado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A composição atual do CMPC é:

Representantes do Poder Executivo Municipal:

Claudio Tinoco – Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT;

Fernando Ferreira de Carvalho – Fundação Gregório de Mattos, FGM;

Rodrigo Cavalcanti – Empresa Salvador Turismo – SALTUR;

Paulo Hermida – Casa Civil;

Joelice Ramos Braga – Secretaria de Educação – SMED;

Luis Henrique de Magalhães Gaban – Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE;

Leonardo Vicente Pereira – Secretaria da Fazenda – SEFAZ;

Beatriz Loureiro Cerqueira Lima – Fundação Mario Leal Ferreira – FMLF;

Ian Mariani de Oliveira – Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro.

Representantes do Poder Legislativo Municipal:

Joceval Rodrigues dos Santos – Câmara Municipal de Salvador.

Representantes da Sociedade Civil:

Segmentos artísticos:

Adson Batista Santos de Brito – Artes Visuais;