Residencial Coração de Maria ganha escola da Prefeitura

08 de fev de 2018 - Jornalismo

Em clima de carnaval, os moradores do residencial Coração de Maria, em Cassange, na estrada CIA/Aeroporto, comemoraram a entrega da escola municipal da localidade. A cerimônia, ocorrida na quarta-feira (7), contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis, dos secretários Bruno Barral (Educação) e João Roma (Gabinete), demais autoridades e comunidade escolar.

O prefeito salientou que, neste mês de fevereiro, a Prefeitura deverá chegar à marca de 22 novas unidades escolares entregues em apenas quatro meses. “Em 2018, fico especialmente feliz em ver todos os mais de 140 mil alunos começando um ano letivo nota dez. O trabalho realizado pela gestão deve deixar legados a serem comemorados no futuro. Sementes que vão fazer com que Salvador se torne uma cidade mais igual e com menos pobreza”, pontuou.

Para a imprensa, ACM Neto salientou, como uma das novidades para este ano na área educacional, um plano para possibilitar o aumento da oferta de vagas na rede municipal de ensino. “Vamos divulgar os detalhes apenas mais adiante, mas será algo muito bom, inovador e que não implicará em construção de novas escolas.”

O secretário Bruno Barral destacou o avanço na Educação de Salvador. “Mais um compromisso cumprido, mais uma escola entregue. Quero deixar aqui registrado que Salvador foi a primeira capital do Brasil a entregar o Referencial Curricular da Educação Infantil totalmente adequado à Base Nacional Comum Curricular, cujo prazo de adaptação é 2019”, disse, enfatizando o trabalho da equipe pedagógica.

Além da escola, o Residencial Coração de Maria também deverá receber a Unidade de Saúde da Família (USF), em construção no terreno ao lado da unidade de ensino. Foi implantada ainda a linha de ônibus para a Estação Pirajá. Junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), será feito um estudo para implantação de uma via para acesso à Estação Mussurunga.

Estrutura – A Escola Municipal Coração de Maria foi construída no conjunto habitacional que recebeu, há quase dois anos, moradias do Minha Casa Minha Vida. Com área de 700 metros quadrados, a unidade de ensino possui dez salas de aula e tem capacidade para atender um total de 260 alunos nos segmentos Educação Infantil (grupos 2, 3, 4 e 5) e 1º ano do Ensino Fundamental.

A estrutura também é composta por cozinha, área de serviço, lavanderia, seis sanitários para uso dos estudantes, pátio coberto, solário e playground. O investimento foi de R$ 2,2 milhões.

A diretora da unidade de ensino, Sueli Barbosa, resumiu a felicidade pela entrega da escola, um dos grandes desejos da comunidade, com um recado aos estudantes. “Este é um momento histórico. Alunos, olhem ao redor, isso é de vocês, tomem posse dessa escola e cuidem dela. Vocês são a razão para estarmos aqui hoje, pois são o nosso futuro. A nossa missão é formar cidadãos de bem. Só tenho a agradecer, Prefeitura e a todos, por este momento.”

Morar Melhor – A comunidade vizinha de Nova Esperança também recebeu uma boa notícia. Por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), já foi iniciado o credenciamento de 200 residências em situação precária, que serão beneficiadas pelo programa Morar Melhor.

Texto: Secom/PMS e Ascom/Smed

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed