OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Salvador está entre as três capitais que mais avançam em educação no Brasil

17 de set de 2020 - Jornalismo

Análise dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana mostra que Salvador está entre as três capitais brasileiras que mais cresceram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre 2013 e 2019 – o principal instrumento de avaliação da qualidade de ensino no Brasil. Nesse período, o município registrou mais de 40% de aumento nos índices relativos ao Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Índices – No Ensino Fundamental I, Salvador cresceu de 4,0 em 2013 para 5,6 em 2019 – índice superior à meta estabelecida pelo MEC para 2021. No Ensino Fundamental II, esses números passaram de 3,0 em 2013 para 4,3 em 2019. Em ambos segmentos, Salvador alcançou as metas do Planejamento Estratégico Municipal.

Na avaliação de Barral, o resultado positivo é fruto de uma série de ações adotadas pela Prefeitura desde o início da primeira gestão do prefeito ACM Neto tanto nos investimentos em infraestrutura e ampliação de vagas, quanto na qualidade pedagógica e didática do ensino municipal. Um dos destaques refere-se ao aumento dos recursos orçamentários destinados à área, que passou desde então a sempre estar acima do mínimo constitucional de 25%. Em 2017, Salvador chegou a aplicar o valor recorde de 29,3%. Em 2019, foram dispendidos R$ 1,4 bilhão em Educação contra R$ 750 milhões em 2012.

Ele cita também os investimentos na requalificação da infraestrutura escolares, que resultou em mais de 60% das unidades completamente reformadas, construídas ou reconstruídas. “O ambiente físico das escolas é um fator que influencia na aprendizagem. Assim, além das obras investimos também na instalação de ar condicionado, no mobiliário, em parques infantis. Tudo para que alunos se sintam bem, em um ambiente agradável e acolhedor”, diz.

A gestão eficiente da área levou Salvador a conquistar o primeiro lugar dentre as demais capitais do Brasil no acesso à pré-escola. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2019 (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a taxa de escolarização de crianças em Salvador nessa etapa, que atende a faixa etária de 4 a 5 anos, alcançou 98,8% em 2019.

“É uma série de medidas, ações, programas e projetos implementados pela Prefeitura que mostram que em Salvador a Educação é prioridade de fato. Somos uma das capitais que mais avançam em qualidade de educação” frisa o secretário. “É importante destacar também a atuação de todos os profissionais envolvidos nesses trabalhos, desde as equipes administrativas e técnicas, até gestores, coordenadores e professores, que tem papel imprescindível em todas essas conquistas”, conclui.