Samba de roda, capoeira e um delicioso caruru marcam início da Primavera na E. M. Dr Fernando Montanha Pondé

01 de out de 2019 - Jornalismo

Floresceu e a Primavera chegou à Escola Municipal Dr Fernando Montanha Pondé, localizada no Rio Vermelho (GRE-Centro), com muitas cores, bichinhos da natureza, música e animação em um desfile pra lá de especial na manhã da quinta-feira (26).

De acordo com a diretora Maria Aparecida Menezes Lopez, o momento foi preparado à espera dessa estação mais florida do ano, com atividades que serão realizadas até o final do ano. “Devido o mês de setembro ser de muito calor, com um ar fresco e ter essa magia da primavera, nós começamos com a nossa programação de festas e abrimos com esse desfile colorido. É a primeira de outras ações que faremos na escola, como o passeio ao Zoológico, banho de piscina, o trabalho com eles sobre a consciência e o sentimento do cuidar da natureza e também o valor das frutas e das flores.”

O evento começou com a apresentação da segunda publicação do Jornal da escola, que é produzido trimestralmente com as curiosidades dos eventos realizados na unidade, a parte da alimentação saudável, a arte, o humor, textos informativos, poesia e a coluna do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), instituição parceira. Em seguida, foi dada uma parada para o lanche no qual as crianças comeram frutas da estação e puderam também se deliciar com um maravilhoso acarajé.

Depois veio o Desfile da Primavera, que foi realizado dentro do espaço da escola, com a participação das 267 crianças que fazem parte do NACPC e da escola Municipal. A turminha do NACPC abriu o desfile representando as flores da estação com muitas cores, já as crianças do segundo ano vieram com o tema escola, os pequenos do terceiro ano representaram os valores de como cuidar da natureza e do meio ambiente através da tecnologia. As crianças do grupo quatro mostraram os bichinhos da natureza feitos de rolo de papel e muita criatividade, e a turma do quinto ano trouxe os peixinhos do mar, uma forma de conscientizar a todos que precisamos cuidar de nosso oceano para que os animais marinhos possam viver e se reproduzirem em ambiente saudável.

“Os meninos estavam todos empolgados, pois essa construção do desfile foi feito tanto na escola regular quanto no contra turno no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), a gente produziu muitos materiais utilizando das habilidades artísticas dos alunos e toda essa produção que vocês estão vendo hoje aqui foram construídas, literalmente por eles, que se divertiram muito nas atividades”, disse Lívia Viana, coordenadora do CAEE.

O evento foi encerrado com um grande samba de roda e capoeira, onde as crianças e toda comunidade escolar caíram na folia festejando o mês das flores. Depois foi servido um delicioso caruru, oferecido pela direção escolar aos pais e todas as pessoas presentes.