Secretário Bruno Barral participa da cerimônia de premiação da OBMEP

08 de jul de 2019 - Jornalismo

O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, participou na tarde desta segunda-feira (8) da cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. Representando o prefeito ACM Neto, o secretário fez parte da mesa, composta pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, pelo diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, pelo coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, entre outras autoridades.

Realizado no Centro de Convenções do Fiesta Bahia Hotel, o evento reuniu 575 medalhistas que receberam o prêmio máximo da competição, entre 18,2 milhões de participantes. A competição, considerada a maior olimpíada estudantil do país, é realizada desde 2005 pelo IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O secretário Bruno Barral parabenizou os medalhistas e destacou a importância do prêmio. “Eu não tenho dúvidas de que a busca por talentos feita por meio da OBMEP e por todo esse trabalho de trazer os estudantes para uma competição sadia, ao lado do envolvimento dos professores nesse projeto, tem como um grande resultado o estímulo ao estudo da matemática – essa área tão essencial ao desenvolvimento. Vocês (medalhistas) são extremamente diferenciados e isso faz toda a diferença hoje e futuramente. Parabéns a todos vocês”.

Também participaram da cerimônia o coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, o subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Danilo de Melo Souza, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo, pelo presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Paolo Piccione, e pela superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.

OBMEP 2018 – Em sua 14ª edição, a OBMEP reuniu concorrentes de 54.498 instituições de ensino públicas e privadas, de 99,4% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 952.782 foram classificados para a segunda fase da competição.

Além das 575 medalhas de ouro a serem entregues na cerimônia para alunos de escolas públicas e privadas, 6,9 mil alunos foram premiados com prata ou bronze e 46,6 mil receberam menção honrosa. Ganhadores de medalhas garantem o ingresso em programas de iniciação científica. Veja a distribuição das medalhas por Estado na página da OBMEP.

Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. A OBMEP é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Criada em 2005 pelo IMPA, a competição tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS