Secretário Bruno Barral participa de aulão do projeto Pulo do Gato

22 de ago de 2019 - Jornalismo

É grande a expectativa às vésperas da prova do Exame Nacional de Competência de Jovens e Adultos – Encceja 2019 que ocorre no domingo (25). Na terça-feira (20), foi realizado o último encontro do Pulo do Gato – iniciativa da Gerência Regional de Educação (GRE) de Cajazeiras que visa o preparo dos alunos para a prova. O evento reuniu mais de 100 alunos na Escola Municipal Eduardo Campos, em Águas Claras, para assistirem a uma aula interdisciplinar com o secretário municipal da Educação, Bruno Barral. A ansiedade natural do momento era evidente, mas todos certos de que farão uma boa prova e assim passar para uma nova etapa de aprendizado.

Os alunos assistiram com muita atenção à aula ministrada pelo secretário Bruno Barral que abordou temas da atualidade como Energia, Combustível e Mobilidades no Brasil. “O objetivo é trazer uma aula diferente, é oportunizar momentos de convivência. Nunca é tarde para começar. O projeto Pulo do Gato é uma iniciativa que dá a oportunidade às pessoas que por algum motivo tiveram a necessidade de parar de estudar”, destacou Barral.

A estudante Maria Cleuza Souza disse que se sentia incompleta sem estudar. Ela, que parou com os estudos por causa da timidez, agora se sente mais segura para seguir adiante. “Eu parei porque era muito tímida, passei um constrangimento na sala de aula e depois daquele dia não consegui mais retornar. Cheguei a pensar que era incapaz. Agora sou mãe de dois filhos, me sinto mais forte e vou concluir meus estudos pra realizar um sonho, quero fazer curso de radiologia”, contou.

Depois que ficou viúva, Joana Angélica Santos, 67 anos, encontrou nos estudos a oportunidade de preencher o vazio. “Eu sempre fui muito curiosa e estudar era um desejo meu, mas não tinha tempo”, disse. Agora dona Joana tem tempo até para incentivar a amiga Romilda Reis de Almeida, 52. “Ela é uma companheira, me ajuda nas tarefas de casa, é minha inspiração. Parei de estudar muito cedo, agora que meus filhos estão criados estou com tempo pra cuidar de mim”, contou Romilda.

O Pulo do Gato é um projeto que visa preparar alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Encceja, um exame do Ministério da Educação, que certifica a conclusão dos estudos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. De acordo com a gerente regional de Cajazeiras, Adenildes Teles, o projeto é um reforço preparatório para o exame e dá continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido diariamente nas escolas municipais, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos. “As gestoras e coordenadoras pedagógicas, bem como as professoras, fazem um trabalho importantíssimo de formação desses alunos. Nas escolas, os alunos constroem a base do conhecimento e no Pulo do Gato há o reforço e as dicas próprias para as provas do Encceja”, frisou.

Conforme o coordenador pedagógico da GRE Cajazeiras, Marcelo Silva Borges, este é o terceiro ano do projeto que começou com apenas 50 inscritos e hoje são mais de 160. “Oferecemos uma proposta de aula com foco na prova do Encceja que vem garantir uma certificação para a conclusão dos ensinos fundamental e médio. É necessário que esse movimento chegue à sociedade para que todos que tenham interrompido os estudos e por algum motivo não possam frequentar a escola regular que participem desse projeto para dar continuidade a suas carreiras acadêmicas”, ressaltou Borges.