Secretário participa das comemorações dos 60 anos da Ufba

03 de jul de 2006 - dev

Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do país, o ministro da Educação, Fernando Haddad e o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, participaram das homenagens pelos 60 anos de criação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da posse do reitor pro-tempore. A data foi lembrada com a realização do simpósio “O Futuro da Universidade na Sociedade do Conhecimento”. Foram abordados temas que envolvem desde a história da universidade até intercâmbios e perspectivas para o ensino superior, nos diferentes países e continentes.

O reitor da Ufba, Naomar de Almeida Filho, diz que a principal conquista da instituição nestes 60 anos de atividade é a retomada do crescimento, após 17 anos de estagnação. De 1986 a 2003, diz o reitor, a universidade manteve 18 mil alunos na graduação. Esse número subiu para 23 mil. Em 2005, a instituição ampliou suas atividades com a abertura de campi em Vitória da Conquista e em Barreiras. A Ufba oferece 57 cursos de graduação em ciências físicas, matemática e tecnologia, com 16 cursos; ciências biológicas e profissões da saúde, com 11; filosofia e ciências humanas, com 16; letras, com dois; e artes, com 12. Tem 79 programas e cursos de pós-graduação stricto sensu e de extensão.

As comemorações foram encerradas com o pronunciamento do ministro da Educação, Fernando Haddad que citou algumas ações do ministério para melhoria das universidades federais, como plano de expansão da rede federal de ensino superior (Projeto Expandir).

O projeto foi criado em 2005 e inclui a criação de quatro universidades federais (ABC (SP), Grande Dourados (MS), Recôncavo Baiano (BA) e Pampa (RS) ), a construção ou reestruturação de 40 campi em todo o país e a ampliação de seis faculdades federais, que estão sendo transformadas em universidades. Entre 2005 e 2007, o investimento federal deverá atingir R$ 592 milhões e, em cinco anos, a expansão prevê a geração de 125 mil nas matrículas nas instituições federais.. Haddad também empossou o professor Paulo Gabriel Nacif, que assume a função de reitor pro-tempore para estruturar a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, em Cruz das Almas.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, que participou do evento, afirmou que dentre suas atribuições, a Ufba tem uma função crítica e de transformação da realidade social. “A Faculdade de Educação, por exemplo, atua de forma decisiva no nosso programa de formação continuada do corpo docente da SMEC, nos cursos de graduação e pós-graduação. Já a Faculdade de Nutrição tem nos dado um importante apoio no programa de merenda escolar”, afirmou.

Com o objetivo de estreitar ainda mais esta relação entre as duas instituições, na próxima semana, o secretário e o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida, onde discutirão projetos e parceria. Durante o evento, o secretário recebeu a Medalha Reitor Edgard Santos por ser uma das 20 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da UFBA. Na ocasião, houve, também, o lançamento do Selo e do Carimbo comemorativo dos 60 anos da UFBA