pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Secult lança cartilha com trajetória de mulheres negras

29 de nov de 2012 - dev

Para fechar o mês da Consciência Negra em grande estilo, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio do Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), lança a cartilha “Mulheres Negras – Uma História bem Contada”, nesta sexta-feira (30), das 13h às 18h, no auditório da Secult, no Engenho Velho de Brotas.

O documento reúne fotos e textos sobre a trajetória de mulheres negras que merecem destaque, pois fizeram e fazem história na cidade do Salvador, enfrentando o racismo e vencendo barreiras. Todas as escolas da rede municipal de ensino vão receber a cartilha.

“Além de divulgar o exemplo positivo dessas mulheres, a cartilha pretende contribuir com o trabalho já realizado na rede municipal, como a inclusão da temática da história e cultura afrobrasileira no currículo escolar”, explica Jussara Rosa, gestora do Fiema.

A programação do evento conta com um momento cultural que terá a apresentação dos alunos da Escola Municipal Irmã Elisa, que vão cantar em iorubá; de professoras da rede, que vão contar histórias e poesias e apresentar uma dança afro, além da participação da cabeleireira, esteticista e estilista afro, Negra Jhô e da cantora Claudete Macedo.

A cartilha foi montada a partir de um álbum feito em 2010, que percorreu as escolas com fotografias de mulheres negras. Depois disso, foi realizada uma exposição itinerante que passou pela Estação de Trem da Calçada e unidades de ensino, envolvendo as comunidades.