Secult traça planos de ações preventivas para Escolas Municipais

09 de jun de 2010 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em harmonia com as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), começa a partir desse mês a desenvolver planos para a criação de Conselhos Comunitários Regionais de Segurança Pública.
A partir de convênio firmado com a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG/BA), a Secult pretende junto às 11 Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), mobilizar a Rede Municipal para que as escolas se organizem e possam desenvolver ações preventivas de segurança nas comunidades do entorno.
Segundo Paulo Bezerra, assessor da Secult, quatro encontros reunirão as equipes com o objetivo de discutir sobre o perfil de como devem ser os conselheiros comunitários de segurança. A idéia é escolher, no final das atividades, 11 orientadores, um de cada área.
“Nesses encontros, vamos apresentar todos os processos de mobilização para que possamos fazer o papel de fomentar e influenciar a comunidade no que se diz respeito que a segurança pública não deve ser tratada só com participações policiais. Com a união da comunidade poderemos mudar vários aspectos nesse sentido”, afirma Paulo.
Com uma visão ampla, Bezerra diz ainda que a escola pode e deve ser a fomentadora desse fortalecimento do poder local. “Enfim, pretendemos com isso criar um Núcleo de Educação e Cidadania em Direitos Humanos, para que os assuntos de segurança da escola e da comunidade possam ser amplamente debatidos” concluiu.
Encontros marcados, devendo todas as gestoras escolares participar:
– 1º encontro: 16 de junho de 2010 – CRE Subúrbio I – Matutino; CRE Subúrbio II – Matutino; CRE Orla – Vespertino; CRE Itapuã – Vespertino
– 2º encontro: 28 de junho de 2010 – CRE Cajazeiras – Matutino; CRE Pirajá – Matutino; CRE Liberdade – Vespertino; CRE São Caetano – Vespertino
– 3º encontro: 29 de junho de 2010 – CRE Cidade Baixa – Matutino; CRE Cabula – Matutino
– 4º encontro: 30 de junho de 2010 – CRE Centro (Christiane) – Vespertino

Manhã : 8h30min às 11h30min, respectivamente