Sessões Simultâneas de Leitura na E.M. Carmelita do Menino Jesus

22 de abr de 2019 - Jornalismo

Confira abaixo, o relato da coordenadora pedagógica Maisa Evangelista sobre o projeto Sessões Simultâneas de Leitura, realizado na Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, localizada no bairro do Uruguai (GRE Cidade Baixa):

“Os professores da Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus aceitaram o desafio proposto pela coordenadora pedagógica Maisa Evangelista de realizar o projeto Sessões Simultâneas de Leitura. Essa atividade tem como objetivo estimular o comportamento leitor de alunos e professores que selecionam os livros alusivos à História e Cultura Afro Brasileira e Indígena do acervo da escola e produzem resenhas para apresentar às crianças, solicitando que cada aluno se inscreva na sessão que deseja participar.

Além de mobilizar os alunos, a atividade também fomenta estudos entre professores, discussões importantes sobre o porquê da escolha de determinado livro, constituindo assim, momentos formativos acerca da temática. As rodas de leitura ocorrem ao mesmo tempo, juntando alunos de diferentes turmas. Depois, quando retornam para suas salas, as crianças discutem, comentam e indicam as diferentes obras para os colegas.

No pátio da escola são afixados os cartazes com a imagem da capa de cada livro, as resenhas, bem como a ficha para que os alunos escrevam seus nomes fazendo a inscrição para as sessões de leitura. Os alunos que ainda não escrevem alfabeticamente podem escrever com o apoio do crachá. Ao levar a turma no pátio, o professor apresenta as resenhas e inicia o diálogo sobre as inscrições.

No dia da Sessão de Leitura, todos se mobilizam para essa atividade, instaurando um clima diferente na escola. O silêncio é espontâneo, as crianças viajam na imaginação e os professores trazem a beleza do ato de ler. Por fim, no sentido de estimular uma reflexão sobre a prática, professores e coordenadora se reúnem para avaliar o que deu certo e o que precisa melhorar para as próximas sessões de leitura.”