Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Fotos Videos Mapa do Site

PROGRAMAS / PROFOR

A Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, atende as demandas de formação profissional explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR).

Para esse primeiro semestre de 2015, o Ministério da Educação abre período de pré-inscrição, de 20 de janeiro a 13 de março, direcionado aos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Plataforma Paulo Freire. O PARFOR visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, na modalidade presencial, para professores e profissionias da rede pública e de escolas conveniadas. O objetivo é que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

Se você é professor regente ou profissional que atua na educação básica, não tem formação superior e deseja concorrer a uma vaga nos cursos do PARFOR Presencial, deverá realizar a sua pré-inscrição no sítio da Plataforma Freire, no endereço http://freire.capes.gov.br/.

Para concorrer à vaga no curso de Pedagogia, os profissionais devem realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire; estar cadastrado no Educacenso nas funções de Auxiliar/Assistente Educacional ou Profissional/Monitor de Atividade Complementar na rede pública ou de escola conveniada da educação básica; e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria da Educação.

A pré-inscrição não garante a matrícula. A efetivação da matrícula está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicas da Instituição de Educação Superior (IES) ofertante do curso.

Saiba mais sobre as normas de participação no Parfor Presencial no endereço http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/ManualOperativoPARFOR-mar13.pdf e consulte o Manual Operativo do Programa.

Mais informações: 2202-3199 / 3066

Solar Boa Vista de Brotas, S/N, Engenho Velho de Brotas, CEP: 40.240/640