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Smed apresenta resultados da Escuta

05 de ago de 2015 - dev

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) reuniu professores, coordenadores pedagógicos e gestores para apresentar o resultado do levantamento feito pela Escuta Institucional sobre os principais temas e desafios do Ensino Fundamental II. Entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, foram ouvidos 628 profissionais de educação e aproximadamente 4mil alunos do 6º ao 9º ano. A Escuta Institucional conta com a parceria do Laboratório de Inovação – LABi e tem o objetivo de contribuir para um ambiente favorável ao diálogo, onde seja possível identificar as dificuldades para melhor planejar as ações necessárias ao aprimoramento pedagógico nas escolas municipais. Várias das demandas apresentadas pela Escuta já foram contempladas pelo Programa Combinado, que reúne 112 ações estratégicas a serem desenvolvidas pela Smed durante este biênio 2015-2016. A diretora pedagógica da Smed, professora Joelice Braga, destacou que a “devolutiva da Escuta Institucional proporcionou um rico material que serve para que a secretaria reverta às problemáticas destacadas durante o processo. Assim, discutindo como educar o jovem, como inserir a tecnologia com ferramenta educacional, como trazer a família para dentro das escolas. Mas, o principal é a implementação de programas que contribuam para a redução do abandono escolar, dos índices de reprovação, da indisciplina e da violência.”. Por seu turno, a representante do Instituto Inspirare, Ana Penido, destacou que “foram ouvidos cerca de 20% dos alunos e mais de 50% dos profissionais de educação da rede, trazendo assim um retrato fiel à percepção do processo de ensino nas classes do Fundamental II. Destacando a demanda apresenta pelos alunos por ferramentas mais tecnológicas, a escuta também demonstrou o desejo de que a família possa participar mais ativamente de todo o processo dentro das escolas. Tudo isso possibilita o planejamento de ações que, ao contemplar alunos e educadores, resulte no aumento da qualidade da educação”.