Smed e Polícia Rodoviária Federal assinam termo de parceria

06 de set de 2019 - Jornalismo

Foi realizado na quarta-feira (29), no auditório da Sede da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o lançamento do Festival Estudantil Temático de Trânsito, o Fetran. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) que tem objetivo de alcançar a sociedade através da comunidade escolar. Participarão do projeto as escolas municipais Batista de San Martin, Campinas de Pirajá e a Cônego Emílio Lobo (GRE São Caetano).

A cerimônia de lançamento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Bruno Barral, do superintendente regional da PRF, Virgílio De Paula Tourinho, da diretora pedagógica da Smed, Joelice Ramos Braga, gerentes regionais, diretores, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino.

O projeto tem a missão de apoiar os municípios no desenvolvimento de ações pedagógicas de educação e segurança para o trânsito, como forma de enfrentamento à violência viária, ao construir um conhecimento conscientizador para atitudes seguras no trânsito. O Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) é a ferramenta de educação para o trânsito dentro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

O secretário Bruno Barral destacou a importância de investimento em educação de base e lembrou que a inclusão da temática segurança no trânsito não atingirá apenas os estudantes. “Esse projeto é extremamente importante para promover uma consciência social. Dentro das escolas é possível transformar o futuro, isso gera um fator multiplicador numa cultura positiva. Espero que em 2020 esse projeto possa se expandir para outras escolas”, disse Barral.

De acordo com a diretora Joelice Ramos a parceria com a PRF é importante e está alinhada aos objetivos da Secretaria Municipal da Educação. “Momento de encontro, cuidado e respeito com as crianças, através do fundamental ensino e garantia da segurança no trânsito. Agradeço essa parceria com a PRF que é uma instituição que nos dá segurança”, completou Joelice.

O superintendente regional da PRF fechou o evento relembrando o alcance da meta da ONU de redução de acidentes no trânsito nas rodovias federais que cruzam o estado da Bahia e falou sobre a satisfação em realizar a parceria da PRF com a Prefeitura de Salvador, através da Smed. “O Fetran busca a conscientização na temática trânsito, para formar adultos que atuem na construção de um trânsito mais seguro. Muito importante essa parceria, pois o cenário de trânsito violento só poderá ser modificado com educação e mudança de comportamento”, enfatizou Virgílio Tourinho.