Smed promove 5ª Mostra de Educação Inclusiva

01 de nov de 2019 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu a 5ª Mostra de Educação Inclusiva, no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. O evento, ocorreu quinta-feira (25) e teve como objetivo socializar experiências educacionais inclusivas de professores da sala comum, sala de recursos multifuncionais, Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce e Centros de Atendimento Educacional Especializado, além das instituições parceiras da Smed que revelam a garantia do direito à educação com qualidade e equidade.

“A proposta do encontro é que um professor ouça o outro e veja que é possível transpor as barreiras atitudinais para que promova a inclusão em todas as escolas”, afirmou a coordenadora de inclusão educacional e transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo.

O professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Daniel de Oliveira, afirma que a inclusão, no marco legal, visa garantir o direito que essa criança tem em frequentar os espaços com qualidade. “A garantia dos direitos dessa criança à escola e ao convívio na comunidade escolar é de extrema importância para seu desenvolvimento. Uma vez incluída no espaço escolar, o ganho que ela terá enquanto ser humano e também na parte acadêmica, será imenso”, completou o professor da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos .

A professora da Rede, Ingrid Miranda, psicomotricista do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Associação Bahiana de Recuperação do Excepcional (ABRE), destacou a importância do espaço de socialização que é a escola. “Nós temos sugerido aos pais que coloquem seus filhos com deficiência nas Escolas Municipais por conta desse know how que as professoras têm hoje, desse espaço de socialização e que não é só a questão cognitiva de aprender a ler, escrever não só isso, mas o espaço social que a escola é, e a criança precisa fazer parte desse espaço”, explicou Ingrid.

WhatsApp Image 2019-10-31 at 14.12.27
WhatsApp Image 2019-10-31 at 14.12.13
WhatsApp Image 2019-10-31 at 14.11.30 (1)
WhatsApp Image 2019-10-31 at 14.11.29